quinta-feira, 5 de abril de 2007

Violência nos Estádios de Futebol.

Este fim-de-semana que passou lá nos foi possível voltar a testemunhar o que de pior se pode ver nos estádios de futebol, a violência.
No Estádio da Luz, no jogo entre Benfica e Porto, quer os adeptos de um quer a claque dos outros portaram-se à altura das “exigências” assinando mais um capítulo nas cenas de violência nos nossos estádios.

Recentemente os Campeonatos Italianos foram suspensos na sequência da morte de um polícia após o jogo entre o Catania e o Palermo. Para além da morte do polícia, ficaram ainda feridos cerca de uma centena de adeptos

Em Portugal nos nossos estádios passa-se o mesmo, só que até agora felizmente na maior parte das vezes sem consequências danosas. Mas infelizmente já aconteceu uma morte numa final da Taça de Portugal. Ainda me recordo daquele pobre rapaz que foi ver a final da Taça ao Jamor e não mais voltou a sorrir ou a poder contemplar um jogo de Futebol. Ele foi ver a equipa dele e apoiá-la, nunca pensando que estava num campo de batalha.

Eu sou portista e digo que a claque com maior peso no nosso clube na maior parte das vezes envergonha a instituição de que sou adepto. Mas se fossem só os Super Dragões tudo bem, mas o problema é que não são só eles, pois quase todas as outras claques de apoio aos clubes da nossa Liga têm já historial de violência cometida nos estádios. Estas mesmas claques têm uma grande cobertura pela parte dos clubes e das autoridades e se não houver pressões para isso mudar daqui a pouco podemos estar a braços com uma situação como a que aconteceu em Itália.
Como é óbvio há imensa gente de bem dentro das claques e essas merecem o meu respeito, se bem que por uma questão de bom senso e dignidade sou da opinião que para se preservarem não faziam nada de mais sensato do que abandonar as mesmas.


Um Abraço e boa Páscoa,

Pedro Gonçalves.

5 comentários:

Anónimo disse...

Venho te deixar os desejos de uma linda e fofa Páscoa.
Tudo de bom, come muitos ovos.

Al Cardoso disse...

Uma Santa e Feliz Pascoa, com muita saude para o meu amigo, familia e demais leitores.

Um abraco d'Algodres

João Martins disse...

E viva o Benfica!

Abaixo as claques e os dirigentes que protegem os arruaceiros.

Abraços e boa pascoa.

Gostei do post sobre as alterações climáticas.

Páginas Soltas disse...

UMA SANTA E FELIZ PÁSCOA1

BEIJO DA

MARIA

Anónimo disse...

Papai em uma tese interessante; Ele diz que antigamente estes violentos embarcavamm em naus e caravelas para descobrir novas terras e hoje, na sua falta, gastam a sua violências nos estádios com torcidas organizadas.