terça-feira, 3 de abril de 2007

A Aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile

Neste livro Gabriel García Márquez narra a história vivida pelo realizador chileno Miguel Littín, que proibido de entrar no seu pais pelo regime que governava à áltura, aí filmou clandestinamente durante seis semana.

Com o apoio da Resistência Chilena consegue infiltrar-se no Chile, contando também com a preciosa colaboração de membros da Resistência a viver no estrangeiro e apoiantes infiltrados em equipas de filmagem europeias, conseguindo assim filmar os podres e as vicissitudes que se escondiam por detrás do regime, de molde a poder mostrar ao mundo o que escondia o ditador Augusto Pinochet e o seu regime.
Os elementos das equipas de filmagem francesa, italiana e holandesa não se encontravam a par do que realmente estavam a fazer, pensando sempre que estavam a fazer outro tipo de reportagem; pois de todos os membros das equipas de filmagem só os que estavam no topo da hierarquia é que sabiam o fundamento das reportagens.

Através deste relato de Miguel Littín, escrito pelas mãos de García Márquez, temos uma grande percepção das atrocidades que o regime de Augusto Pinochet cometeu para com o seu povo.

Um Abraço e boa semana,

Pedro Gonçalves.

2 comentários:

Cris disse...

Deve ser bastante interessante, especialmente sob o ponto de visto humano.

Um beijinho

Cris

Anónimo disse...

Boa escolha e Bom fim de semana