Tendo em conta o meu interesse pela literatura não podia deixar de assainalar este importante dia do Mundo Literário.
"O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Internacional do Livro e dos direitos dos autores, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterrra, naquele tempo, ainda se utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias para o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes."
Retirado de Wikipédia.
Um Abraço e Boa Semana,
Pedro Gonçalves.
Meet the new boss, same as the old boss
Há 2 dias
3 comentários:
Caro amigo,
A leitura é a base para o aprendizado e conhecimentos individuais, quando somado às experiências de vida promovem o desenvolvimento. Num plano mais amplo, sem apelações, o desenvolvimento de uma nação se dá quando efetivamente existirem ações voltadas para educação de nossas crianças, estrutura fundamental de uma sociedade.
O hábito da leitura é uma premissa importante e imprescindível, nada mais justo que um "dia especial" para promovê-lo
Parabéns pela postagem! Abraços!
Bem haja pela informacao.
Tenho um Premio e um Castigo para o meu amigo, no "Aqui d'Algodres",
passe por la para recebe-los.
Um abraco e bom feriado.
Que Abril permaneça sempre nos nossos corações.
Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade! Viva Portugal!
Enviar um comentário