segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Mutilação Genital Feminina (MGF)

Khady Koita é presidente da Rede Europeia de Luta Contra a Mutilação Genital e têm levado a cabo uma cruzada contra a mesma, tendo escrito um livro intitulado “Khady Mutilada” em que conta a barbárie a que foi submetida.

”Todos os anos 2 milhões de raparigas são excisadas.130 milhões de mulheres foram já submetidas a estas mutilações em todo o mundo. Segundo as vozes da tradição, a excisão aumenta a fecundidade das mulheres, garante a pureza e virgindade de uma jovem bem como a fidelidade de uma esposa… Na realidade, esta mutilação bárbara põe em perigo a vida das jovens raparigas que a ela são submetidas, priva-as do prazer e destrói para sempre as suas vidas enquanto mulheres.O testemunho de Khady é o de uma criança que, aos sete anos, viveu este pesadelo e que, uma vez mulher, tomou consciência da barbárie desta prática. É o percurso de uma sobrevivente que denuncia, com uma coragem extraordinária, aquilo que teve de suportar, uma militante que luta sem descanso para salvar as crianças do horror que ela própria foi obrigada a viver.”

Fonte: Livro Khady Mutilada


Estou a ler este livro e já li um outro da Souad; Queimada Viva; em que a escritora conta como na Cisjordânia a família a queimou viva só porque engravidou antes de casar, e como não morreu logo a mãe ainda foi ao hospital para a tentar matar.

São impressionantes as barbaridades que em pleno século XXI ainda se cometem em nome das tradições.


Um Abraço e boa semana,


Pedro Gonçalves.

3 comentários:

Cris disse...

Sendo mulher, arrepia-me só a ideia, todos nós gritamos que é uma barbarie, mas em paises ditos civilizados, as etnias que praticam a excisão feminina, como na França, continuam a fazê-lo impunemente! E por mais livros que sejam escritos, não há nada que impeça que haja atentados à dignidade e integridade feminina neste assunto em particular. Nada se faz, nada!

Assunto muito bem escolhido, doloroso e chocante, mas bem escolhido.

Beijinho

Cris

Anónimo disse...

oh mundo louco...

José Paulo disse...

Assunto complicado. Enquanto q para nos, que sabemos o quanto isso eh chocante, esse eh um ato de extremo repudio, para as etnias que praticam isso, eh uma tradicao utilizada para o bem....

Para mim isso tem a msm gravidade dos ''terroristas'' que pensam salvam a sua vida qdo matam em nome do seu Deus.