terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Interrupção Voluntária da Gravidez.

Eu sou a favor da despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado.
Os apoiantes da criminalização da interrupção voluntária da gravidez argumentam que os casos em que ela deve existir já estão contemplados na lei, tais como má formação do feto, violação e risco de saúde para a parturiente.


Mesmo assim ainda restam duas questões pertinentes na minha opinião que são os problemas económicos e falta de capacidade para ser mãe. Eu pergunto aos apoiantes da criminalização se é mais benéfico virem ao mundo bebés que só irão passar dificuldades e sofrimento, só porque a lei não deixa que interrompam a gravidez. A segunda questão pertinente prende-se com a falta de capacidade para ser mãe ou pai, pois têm-se visto cada vez mais casos de maus-tratos e crimes hediondos contra bebés e crianças inocentes.

Acho que havendo a despenalização, a interrupção da gravidez continuará a verificar-se a um ritmo similar ao actual, e não entrará numa escala vertiginosa como alguns auguram por aí, pois acho que as mulheres portuguesas não passarão a achar que só por poderem interromper a gravidez legalmente o façam levianamente.

Um Abraço e bom resto de semana,

Pedro Gonçalves.

6 comentários:

Ana Garcia disse...

Mas porque é que todos que são a favor do aborto dão a justificação dos maus-tratos a crianças? Nada, NADA garante que se o aborto fosse legal, que isso ia acabar. Porque há pessoas que simplesmente se estão nas tintas. Mesmo com uma gravidez não desejada, deixam a criança vir ao Mundo.
E outra coisa, está provado que os hospitais públicos não estão preparados para fazer abortos. Se o 'sim' do referendo ganhar, vamos assistir ao seguinte: quem tem dinheiro vai Às clínicas que vão abrir, quem não tem, ou se manda das escadas abaixo ou vai a uma parteira.
Eu vou votar NÃO, não porque sou contra o aborto, mas sim porque Portugal não está preparado para legalizar o aborto. O Governo sabe disso, e só está a fazer o referendo por descargo de consciência. Se realmente tivesse preocupado com a saúde das mulheres que fazem abortos clandestinos, dava condições para que isso se fizesse em segurança. E não está a fazer. Sejamos realistas. O 'sim' ao aborto não vai trazer menos crianças abandonadas ou maltratadas (para comprovar, basta ver as estatísticas dos países onde o aborto é legal). O 'sim' ao aborto não vai trazer melhores condições para as mulheres. O 'sim' ao aborto não vai mudar nada, e a realidade é esta!

Victor de Souza Baptista disse...

Eu acho que a Ana está a brincar com assuntos muito sérios. Não se fala assim desta forma sobre coisas que ultrapassam o limite do conhecimento humano. O que é que ela quer dizer com "E não está a fazer."?

Anónimo disse...

Coitados dos bebês.Porque estas pessoas não se matam porque não podem criar os filhos ou não tem dinheiro para criar?Ter relações sexuais de forma inconsequente pode? Antigamente até podia haver o aborto pq não havia tantas formas de evitar uma gravidez mas hoje o aborto é uma forma de prestigiar os preguiçosos , os levianos e as pessoas sem vergonha. Os homens qeu não pdoem gerar uma cirança não deviam admitir que a mulher tivesse este poder de matar os seus filhos indesejados ou usar o aborto como contracepção..

João Martins disse...

Boa causa Pete.

Abraços

Unknown disse...

Eu sou a favor do aborto. Nc fiz nenhum e sp tomei tds as precauçoes para k essa n fosse uma hipotese a ter em causa, mas nao é por isso k vou julgar alguem k o tenha feito.
Nem tds as pessoas tão bem informadas, ainda nos dias d hj, sobre os metodos contraceptivos existentes e os riscos k correm.
Cada um deve ter o poder de decisao sobre o que quer fazer com o seu corpo e sofrer as consequencias disso. Não deve ser por eu não o fazer k vou deixar de permitir k alguem o faça, apenas vou tentar que essa pessoa tenha as condiçoes necessarias para o fazer.
O governo possivelmente ainda nao preparou os hospitais para a IVG pq ainda nao é legal. Talvez depois do referendo, se o sim ganahr, o faça.

Anónimo disse...

...é triste ver que quem argumenta que vota NÃO venha argumentar que é a favor que do não mas contra o facto das mulheres continuarem a ser punidas ...com o argumento de que por trás da pergunta feita há uma outra oculta... NOTÓRIAMENTE este assunto não é politico nem religioso é assunto em que é preciso o bom senso o que nenhuma das entidades citadas tem...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt