terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

À Tua Memória Mano

Há oito anos atrás vivia, por cima de um café junto à estrada, com a minha família em Cavadas, Paço Vedro de Magalhães em Ponte da Barca e nesse tempo estava eu no 2º ano do curso de Técnico de Contabilidade e Gestão em Mazagão – Braga.

Dia 13 de Fevereiro de 1999, era um sábado e aí mais para o fim da manhã veio a minha mãe acordar-me a dizer que o meu irmão estava a jogar à bola e que a bola foi para a estrada e ele foi atrás dela, sendo vítima de um brutal atropelamento. Foi uma das semanas mais duras e ingratas até hoje na minha vida, e se pudesse mudar algo na minha vida era de certeza esse dia que mudava.
Naquela altura a música dava-me uma certa serenidade e calma interior e ainda me lembro de duas das músicas que na altura eu ouvia bué, era a “Life” da Des`ree e o “Big Big World” da Emilia Rydberg.
No domingo da semana a seguir, dia 21 de Fevereiro de 1999, ligaram do hospital de S. João no Porto aí por volta das 6.30h da manhã a dizer que ele tinha falecido, e lembra-me que chorei um bom bocado. O meu irmão chamava-se Marco Paulo Gomes Gonçalves.
No funeral dele tive que ficar com o meu pai e não acompanhei o funeral, pois o meu pai ficou bastante perturbado com a morte dele.
Eu conheço o rapaz que o atropelou, chama-se Paulo, e de início até falei com ele na boa, mas mais tarde quando o via sentia uma certa raiva dele, talvez por sentir que esta vida por vezes é muito injusta. Hoje se o voltar a ver já o encaro com outros olhos.

A Religião Católica diz-nos que há um Deus (as outras também dizem que o há, mas eu falo da católica porque foi nela que eu foi educado), mas já faz hoje quase oito anos que toda a minha fé e esperança nesse Deus se perderam definitivamente, pois foi nesta data que começou o princípio do fim da vida de meu irmão Marco.
O Marco era um miúdo espectacular, bondoso e muito bem-educado com as outras pessoas; que gostava imenso de jogar à bola e de andar sempre com o nosso outro irmão, o Rui (um ano mais novo) e com um outro amigo deles chamado Marcos (este miúdo é surdo-mudo), que eles carinhosamente chamavam “Mátitos”.
Deles os dois com quem tinha mais afinidades era com o Marco, talvez por ele ter uma personalidade mais parecida com a minha; sendo que passava alguns dos tempos livres com ele a jogar à bola ou a conversar. Se tivesse continuado cá ter-se-ia tornado, não tenho dúvidas disso, um grande homem.

Eu já uns dois ou três anos antes desse trágico acontecimento colocava em causa a existência desse mesmo Deus, tendo em conta todas as injustiças que são perpetradas por esse Mundo fora.
Como é óbvio tenho perfeita consciência que a causa de todas as injustiças e males que existem no mundo são pura e exclusivamente culpa do homem, mas a existir esse Deus talvez ele fizesse uma pequena luzinha aos homens que tendem a tentar autodestruir-se e a destruir os outros, de molde a que os colocasse no caminho correcto.

É por demais óbvio que se esse Deus existisse, esperaria que eu tivesse mais de cinco anos para ver o meu avô falecer com pouco mais de cinquenta anos vítima de atropelamento perto de casa; não deixaria que o meu irmão deixasse este mundo com apenas doze anos, também atropelado a poucos metros de onde o meu avô o havia sido e muito menos deixaria acontecer coisas iguais ou piores a outras pessoas.

Para sempre ficarão as saudades e a lembrança de ti, mano.



Um Abraço,


Pedro Gonçalves.

11 comentários:

Unknown disse...

Olha pete sinto muito o que aconteceu com o teu mano, apesar de haver muitas injustiças neste mundo acho k não deves duvidar nem por-te contra DEUS, nao sei se existe mas acredito que sim...Mas lembra-te pete que todos temos a nossa hora uns mais cedo outros mais tarde infelizmente!!Mas compreendo a tua revolta e mágoa são coisas k nao eskecem...beijinhos e força

oasis dossonhos disse...

meu querido amigo
Este texto tão grandioso, tão humano, tão saído das entranhas, dos sentimentos, da alma, do que há de mais generoso no ser humano, comoveu-me e impele-me a comungar de todo o coração com as tuas palavras, dúvidas, revoltas, angústias e esperanças.
Teu amigo fraterno
Luís

DE-PROPOSITO disse...

Li algures mais ou menos isto: 'Se nós soubéssemos o que os outros sofrem, os nossos sofrimentos não passariam de tristezas'.
Entendo perfeitamente o teu sentir e até a necessidade de partilhares o que te vai no espírito. Todos nós temos esses momentos de indignação com o 'inacreditável'.
Um abraço.
Manuel

Miguel disse...

Pete,

Um post bastante sentido de um assunto delicado mas no fundo é uma bela homenagem ao teu irmão ...!

Um grande abraço,
Miguel

Cris disse...

Pedro, o que posso eu dizer? nada, apenas que lamento, e que a vida por vezes é estranha, é injusta, e perdoa a linguagem, uma grande cabra! No entanto acredito que Deus existe, e não é mau ou esquecido.

Uma sentida homenagem ao teu avô e ao teu irmão.

Um beijinho
Cris

Anónimo disse...

Entendo a tua dor Pete, a sério! Mas não te revoltes contra Deus. Acredito que há coisas que só vamos entender um dia... mas também creio que Deus é bom e com certeza gosta muito de ti. Na verdade, só mesmo o amor de Deus é que pode aliviar essa dor tão grande que carregas, porque humanamente é quase impossivel.
Recebe o meu abraço sentido,
Daniela

Anónimo disse...

...quando morre um ente querido ou lembramos essa morte reflectimos sobre o valor da vida ...e chegamos à conclusão que não somos nada ...de um momento para o outro podemos deixar de existir... quanto à existência de Deus ...Deus é uma criação dos homens ...de detreminados homens pelo que Ele só existe na mente de quem nele crê...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

Cris disse...

Passei por aqui para deixar um beijinho de bom fim de semana!

Cris

Al Cardoso disse...

Uno-me a ti nessa memoria, todos sabemos que temos que partir um qualquer dia, mas 12 anos creio que e muito cedo tambem!

Um abraco de solidariedade.

Para esquecer um pouco va ate Loule e viva o carnaval.

Um abraco d'Algodres.

Anónimo disse...

Deus não tem nada a ver com isso.Mesmo porque as pessoas vem aqui na Terra com tempo contado.Seu irmãoe stava jogando bola na rua, sem epsnar em anda e aconteceu.Há muito mais sofriemnto no mundo e não sabemos qeu vdia teria.O que fica é o motorista continuar a viver como se nada houvesse. É o pior.Para Deus a morte não é castigo.Seu irmão está melhor do que nós.

Cris disse...

E bom Feriado!!!


Beijinho

Cris