segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

"O Filho de Odin"

João Zuzarte Reis Piedade

Pelo Natal ofereceram-me este livro e depois de o ler chego à conclusão que o mesmo tem alguns bons condimentos, tais como imaginação e fantasia.
No entanto também denoto que este livro tem grandes lacunas no desenvolvimento da história e na explicação de muitos dos factores que vão acontecendo ao longo da mesma, mas tal deve dever-se ao facto do escritor ser ainda muito jovem e estar a iniciar-se nestas lides.

Já li em outros espaços de debate fortes críticas ao autor, e acho que apesar de terem um bocado de razão em algumas partes, acho que as mesmas são mais movidas pelo facto de o autor ter saído da classe alta, pois se o mesmo fosse da classe pobre teriam enaltecido a seu livro ao invés de o criticar.
Na minha opinião ele ainda tem muito a aprender e a sua escrita terá que ter muito mais consistência e coerência de ideias do que as que pôs neste primeiro livro.


Um abraço e boa semana,


Pedro Gonçalves.

29 comentários:

Anónimo disse...

Vai po caralho. O livro e altamento. Paneleiro do caralho. Bai fazer icos para o inferno. Deves ter a mania! o Teu Blog nao vale NADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! E uma merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Cabrao. Urso!

Pete disse...

Caro anónimo tenho pena que você não saiba conviver em sociedade e respeitar os outros, pois como deve ter denotado eu não faltei ao respeito a si, pois penso que com esta afronta só pode ser vossa excelência o malogrado autor do livro, ou não? Talvez seja alguém que tem uma ligação demasiado próxima com o autor. Um conselho se quer ser mal educado crie um espaço para si próprio pois lá pode opinar como bem quiser, utilizar a linguagem que bem entender e ofender quem lhe apetecer. S ebem que na minha modesta opinião eu ache que a sua capacidade para tal fica aquém.

Bem haja por existir e por ter alegrado o meu dia...

Anónimo disse...

e esqueceste-te de dizer para fazer menos plagio... tds os meus projectos de livros têm por base e algumas linhas mestras outros que eu ja li... mas eu tenho mais originalidade...

Anónimo disse...

Li ontem o livro e como estudante de literatura e pessoa que joga vários videogames achei horrível. Li em 2 horas e notei duas coisas:
1º as cidades estavam sempre contentes e depois havia sempre um ataque vindo das trevas

2º O livro so demorou 200 paginas, porque Dracula tinha não sei quanto ajudantes porque na verdade ele demorou mais tempo a derrotar os lobisomnens

Mais coisas:
1º O tal de Jonathan (primeiro ele está em Portugal e tem nome inglês! WTF??) é a encarnação de tudo e mais alguma coisa! É lobisomen, é Vidar, é Aquiles!

2º A personagem femina Iori é uma oferecida! Quem ler isto até pensa que as mulheres em Portugal são todas assim!

Nota-se mesmo que é Portugal! Uma pessoa para publicar um livro tem de pagar 500€... meninos ricos são de borla!

Anónimo disse...

Estive pela net a navegar e vi a resposta referente a este livro de um sujeito que postou num outro blog, ora leiam:

Tive o azar de me emprestarem o livro e só pela nota do autor("seja lá o que para o autor em causa signifique), tem-se logo a noção da imaturidade e prepotência deste jovem que de talento tem apenas o facto de escrever 400 páginas de pura 'retardatária ' literária, que dá-se ao luxo de se igualar aos génios do jogo Blizzard, indicando que antes deles, já ele tinha pensado. O problema é que esses senhores se te plagiaram, de certeza que não foi a este pequeníssimo autor, eles estão bem no topo, que querendo se passar por um Tolkien á lá portuga, faz uma incrível mistura de livros já nossos conhecidos no que conta a este género literário.
Denotei que este autor ainda tem muito para provar, verdade seja dita, fiquei logo pela nota de autor, porque de sinceridade e humildade não me pareceu tê-la, pois aos seus leitores tem apenas " dizer uma coisa: obrigado.( pelo menos aqui deveria-se como qualquer outro autor, dar mais ênfase e ser mais humilde e escrever pelo menos umas 3 ou 4 linhas de apreciação a quem comprou ou que o segue nesta saga, em vez disso vangloria-se perante os leitores sobre o facto de " possuo Lvl.70 Retribuition Paladin no server Terenas", entre outras frases que demostrem a tamanha sensibilidade do autor.
Quanto ao facto de o autor pensar em fazer um jogo e depois um filme, ainda que de um modo graçola, indique para que as empresas de videojogos não copiem pelos seus livros, que opte antes por escrever livros de bolso de pelo menos 20 páginas. Foi a primeira vez em mais de 700 livros lidos, que vi o que livros apoiados pela nossa jet-set só dá em mierde. E não paro de pensar nas inúmeras árvores que foram abatidas para esta tamanha vergonha literária.
Este autor fez-me lembrar o Paolini, embora este tenha um certo talento( o Paolini é claro), mas nenhuma imaginação, fez-se notar através dos seus papás.
Se querem ver um talento de facto e emergente leiam e deliciem-se com o livro Destino do Universo I & II.
É verdade que gostos não se discutem, quem sou eu para..., mas verdade seja dita já li autores portugueses bem mais jovens que este, e que pelo facto de não terem a felicidade de conhecerem individualidades como o Eduardo Moniz( duvido muito que tenha sequer lido este livro, embora na contra-capa dá a entender), não conseguem sequer ter a publicidade que este pobre autor teve e tem.
Bem para finalizar um aviso aos que pretendem seguir uma carreira de escritor, esqueçam as Oreos o copo de leite e sons pesados, pelo menos a meu ver não dá resultado arriscam-se a terem comentários deste tipo.

Para alguém que estuda, Teatro, Línguas, Literaturas e História, de nada sabe como escrever bem,(usar letras em maiúsculas por tudo e por nada é mau, muito mau) , nem sequer de histórias dos Deuses Nórdicos, Thor não cria seres, muito menos Anões e criar personagens de um momento para outro se torna invencível,(á lá Son Gonku), para vencer um vampiro que morre em três tempos é inimaginável nestes tempos. Penso que o autor sofre do mesmo que certos jovens da sua idade, excesso de jogos e não distinguir a realidade da virtualidade.
Quando se escreve um livro não é para se vangloriar ou mostrar aos seus pares que "escrevi um livro, sou o maior", a língua Portuguesa merece muito mais bem mais do que este lixo,(desculpem mas tem de ser), que faz com que cada vez menos pessoas optem por ler livros de autores portugueses.
Ao autor se estiver a ler este comentário, espero que não me leve a mal e espero que todos estes comentários menos bons sobre os livros o faça reflectir e ponderar melhor sobre o que na realidade e escrever um livro, se quer ver um mestre, ou o Tolkien Português, leia os livros do Sr.Ricardo Pinto, é verdade que em termos de idade não tem comparação, mas leia e veja o que é escrever um livro que não tem intenções de ser um jogo ou um filme, mas sim de um simples livro.

Anónimo disse...

Li o 1 e o 2 livro na esperança de que iria ser surpreendido, apesar do 1 me ter desapontado literalmente o 2 fiquei pelas 40 páginas. Até as bandas desenhadas dos jornais têm mais contéudo. Eu sei que o autor é jovem foi por isso que tive esperança, mas não é desculpa.
É bom ver jovens a escrever livros, mas ao menos que lancem livros de facto e não escrituras incoerentes.
Os 30€ mais mal gastos, burros somos nós que acreditam nas publicidades, este já não me apanha.

O primeiro comentário dá a entender que foi o autor do livro que nas suas surfidelas pela net decidiu dar o ar da sua graça neste blog, demonstrando de facto uma falta de fair literário.
Cresce e aparece.

Anónimo disse...

o meu granda boi o livro ta altamente

Pete disse...

Caro anónimo, a coberto do sujeito que você na realidade é, vem para aqui fazer comentários mal educados onde impera a sua falta de educação. Tenho pena que assim seja. Quanto ao livro, só alguém que denote um certo nível de tendência para a facilidade de leitura e para a baixa exigência literária é que pode ter uma opinião dessas, a qual eu apesar de não concordar respeito.

Saudações e volte sempre.

Anónimo disse...

Esse gajo o PETE deve ser cego como o meu treta avo.
O livro é altamente e esse morcao nem deve saber o abecedario.
Fiquem bem e ó meu FILHO DA PUTA ve se aprendes a apreciar livros.

Pete disse...

Constato que o elevado grau de civismo e de iliteracia se mantém. Tenho pena que assim seja.

Patrícia disse...

Infelizmente há muita gente sem civismo por aí. Gostos são gostos, mas não é preciso faltar ao respeito.

E o livro é irrealista. Cliché. E, hum... tudo e mais alguma coisa.

Anónimo disse...

Há por ai um tipo que parece ter adorado o livro. Queria saber-do que gostas-te mais? das piadas infantis? do facto de ter copiado basicamente tudo o que acontece naquele livro de outros sitios? ou simplesmete das partes que não fazem sentido como no séc XIX existirem recarregamentos de balas do séc XXI, a maquina de slides no mundo dos deuses, ou facto do grifo (athor) falar como um "chunga" ou a parte em que o Jonathan recebe um anel que pára o tempo (que não é usado para matar o drácula por razões desconhecidas) e os amigos receberem coisas como umas pulseiras que dão algumas vezes a força do hércules dados por deus por estarem a observar Jonathan a vencer um combate??
Também gostei bastante do facto de ele agradecer às bandas, achar que uma empresa multimilionária andar a vigiá-lo diariamente para poder copiar as suas ideias maravilhosas e fazer um jogo com elas. Assim como gostei do autor ter agradecido à Oreo por fazer bolachas. Adoro mistérios, principalmente os impossivéis de resolver devido à falta de capacidade de escrita do João Piedade

Anónimo disse...

Há por ai um tipo que parece ter adorado o livro. Queria saber-do que gostas-te mais? das piadas infantis? do facto de ter copiado basicamente tudo o que acontece naquele livro de outros sitios? ou simplesmete das partes que não fazem sentido como no séc XIX existirem recarregamentos de balas do séc XXI, a maquina de slides no mundo dos deuses, ou facto do grifo (athor) falar como um "chunga" ou a parte em que o Jonathan recebe um anel que pára o tempo (que não é usado para matar o drácula por razões desconhecidas) e os amigos receberem coisas como umas pulseiras que dão algumas vezes a força do hércules dados por deus por estarem a observar Jonathan a vencer um combate??
Também gostei bastante do facto de ele agradecer às bandas, achar que uma empresa multimilionária andar a vigiá-lo diariamente para poder copiar as suas ideias maravilhosas e fazer um jogo com elas. Assim como gostei do autor ter agradecido à Oreo por fazer bolachas. Adoro mistérios, principalmente os impossivéis de resolver devido à falta de capacidade de escrita do João Piedade

Anónimo disse...

Há por ai um tipo que parece ter adorado o livro. Queria saber-do que gostas-te mais? das piadas infantis? do facto de ter copiado basicamente tudo o que acontece naquele livro de outros sitios? ou simplesmete das partes que não fazem sentido como no séc XIX existirem recarregamentos de balas do séc XXI, a maquina de slides no mundo dos deuses, ou facto do grifo (athor) falar como um "chunga" ou a parte em que o Jonathan recebe um anel que pára o tempo (que não é usado para matar o drácula por razões desconhecidas) e os amigos receberem coisas como umas pulseiras que dão algumas vezes a força do hércules dados por deus por estarem a observar Jonathan a vencer um combate??
Também gostei bastante do facto de ele agradecer às bandas, achar que uma empresa multimilionária andar a vigiá-lo diariamente para poder copiar as suas ideias maravilhosas e fazer um jogo com elas. Assim como gostei do autor ter agradecido à Oreo por fazer bolachas. Adoro mistérios, principalmente os impossivéis de resolver devido à falta de capacidade de escrita do João Piedade

vasco disse...

eu ate tava a pensar ler esse livro pa apresentar a portugues mas pelos vistos nao vale a pena

entao que voces me aconselhao a apresentar?

Anónimo disse...

li o livro varias vezes e adorei
talvez tenha gostado tanto pois adoro ler e parece que vivo os cenários
se bem que o meu pai tb o leu e tem a mesma opiniao que eu
mas gostos sao gostos...e nao se discutem.

Armando disse...

Para o idiota que anda a chamar boi a toda a gente... Oh meu idiota ignorante sem qualquer cultura literária, este livro é mau e isso nem é discutível. E ao contrário do que diz o autor, as críticas não se devem ao berço de ouro do autor. É mau, é simplesmente horrível, Grifos que fazem piadas sobre flatulência, miúdas de 15 anos que querem estar nuas na cama do protagonista sem qualquer credibilidade para o facto, diálogos... oh god, diálogos totalmente vazios, Drácula e deuses nórdicos hahahaha, aqui já só posso rir, não como aguentar, é simplesmente ridículo. Eu adoro este livro, mas é a arder. É um bom tipo de lenha, arde bem. Quanto ao leitor que diz ter gostado do livro e que gostos não se discutem, bem a si não vou crucifica-lo, tem de facto todo o direito de gostar do livro, mas vou sugerir-lhe que leia nomes mais conceituados dentro deste género, acredito que basta um bom livro dentro deste género para lhe abrir os olhos quanto a este... este papel higiénico com palavras impressas.

Ricardo disse...

Eu discordo totalmente, na minha opinião, o livro é magnífico! Mas é fechadinho, a nivelar a mesa. A minha parte favorita é uma página em branco que há para lá, a falta de bosta presente no resto do livro faz daquela página uma coisa divinal!

Anónimo disse...

O livro é muito fixe por isso o PETE que siga o exemplo da mãe e que vá apanhar na peida.
Só digo uma coisa: "Ok cabrões patas no ar!"

Pete disse...

Mais um anónimo que quer dar nas vistas.
Caro anónimo das 17.39h do dia 14/12/2011, você para dizer isso só podem acontecer duas coisas; ou os seus interesses literários são pseudo livros ou o que voc~e leu até hoje é de tão baixa índole que acha que o livro em causa é bom.

Pete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pete disse...

E para terminar caro anónimo os exemplos da sua mãe segue-os você, pois tal é verificável pela forma como você escreve, não devendo em todo o caso eles serem grande coisa tal é o seu baixo nível.
Só digo uma coisa: "Os seus estão com as patas no ar!!!"
Ps.: Só podia estar a dirigir-se a eles, pois creio que só eles é que compreendem a sua linguagem.

Passe bem.

Anónimo disse...

Pete meu caro cabrao.
Tens muita labia e pouco juizo tens muito que aprender nã consegues intrpertar a qualidade de uma obra.
Por isso seu filho da puta a cabra da tua mae nao deve ter orgulho em ti.
e sugiro que vas com ela dar o cuzinho já que a unica coisa em que tens jeito.
Quando te referes aos meus eu digo-te que bocas dssas ja me fizeram muitos broches.

Pete disse...

Caro anónimo quando escrever correctamente e ler obras de realce, que lhe permitam analisar e ver as falhas desta "obra", passe por cá outra vez e comente. Até lá os seus comentários serão eliminados, visto os mesmos não servirem para nada, a não ser como spam.

DJ Soru disse...

Senhor Pedro, acho que está a ser muito injusto com o livro e arrisco a dizer "one-sided" (não recordo a palavra em Português). É verdade que João Piedade beneficiou a personagem em muito, mas se formos ver nos jogos como disse que ele se deixou ir, afectando a percepção realidade/irrealidade, João não está a quebrar regra nenhuma nessa percepção, visto ser uma obra de Fantasia, tudo pode acontecer.

Eu jogo Skyrim e tenho um argoniano (réptil humanóide) que pode respirar debaixo de água naturalmente, todo preto para ser mais difícil ser detectado, "Dragonborn" por causa da história, podendo usar gritos de dragões, recolher as almas, contraí licantropia numa "quest" propositadamente e sou lobisomem, habilidade de ferreiro a 100 com todos os bónus e sou o "Listener" da Dark Brotherhood, o cargo mais alto que um mortal tem na ordem.

Eu disse isto tudo, não para gabar, mas sim para provar como podemos ter personagens muito poderosas nos jogos (e não fiz batota), mas isto não quer dizer nada. A qualquer momento tenho 15% da vida e um dragão agarra-me a cabeça com a boca e atira-me para longe, morrendo no processo ou sou espetado por um bandido comum. Ás vezes os poderes são mais para dar asas à imaginação do que para beneficiar a personagem.

Acerca da Iori, não recordo bem a origem mas acredito que ela era euroasiática (meio portuguesa, meio japonesa). Se as portuguesas fossem todas meio japonesas e "oferecidas" eu não teria uma namorada americana de momento e andava para aí feito playboy. Outra coisa acerca do "oferecida". Eu escrevo histórias com base em séries que existem (fanfics) e já me acusaram de beneficiar a minha personagem quando as outras já são super poderosas na série. Admito que me personifiquei, mas também introduzi lá a minha namorada só que agora estou com medo de adicionar outro capítulo porque quero ver os dois juntos o mais depressa possível, mas não quero que acusem a personagem feminina de ser uma oferecida, visto que isso seria chamar a minha namorada o mesmo (começámos a namorar 2 semanas após nos conhecermos no Fanfiction).

Ninguém é perfeito, mas devemos dar valor ao facto de que o João tentou fazer um livro em tenra idade, algo que a juventude não faz cá. Eu queria, mas nem sei inventar nomes sequer... Cada capítulo da minha história é espontâneo e só junto as peças mais relevantes, sendo o resto mais Morangos com Acúcar visto que não me lembro de fazer mais nada a não ser momentos de romance, amizade e humor de momento.

Pete disse...

Caro Dj Soru,

Se atentar no meu post verá que eu deixei margem a evolução do escritor, e não o joguei definitivamente às trevas. Agora que haviam imensas lacunas e incoerências no livro, lá isso haviam. Pode ser que o mesmo com o passar da idade e com outra maturidade consiga passar para um bom patamar literário.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

eu sinceramente n estou a achar o livro nada de especial, como já tinham referido nota se a imaturiadade de João Piedade.

Já li a triologia "o cepto de aerzis" de Inês Botelho, tb da coleção jovens talentos e adorei. São os meus 3 livros favoritos.

E quando vi que "O filho de Odin" tb era da coleção jovens talentos, pensei que o livro seria fantastico, mas enganei me...

Anónimo disse...

Para aqueles que dizem que o autor do "Filho de Odin" só tira ideias de outros autores, isso não é verdade (vá só na parte dos Hobbits que foram criados por J.R.R.Tolkien, de "O Senhor dos Anéis").

Ele usa em grande parte do livro, a Mitologia Nórdica. E isso é tirar ideias de outros autores? Já leram livros em que apareça Odin ou Loki? Não, não leram, este é o primeiro livro em que aparece essa mitologia! Qualquer um pode usar uma mitologia e criar um livro!

Ah, e ouve um comentário que dizia que Johnathan vive em Portugal, mas tem nome ingles. Vejo que não leram o livro, senao veriam que ele tem nome inglês, porque é de origem inglesa e já viveu em Inglaterra (ele diz que morou la quando conta que foi mordido pelo lobisomem).

E acerca dos Orcs, eles não foram criados pelo autor do senhor dos aneis. Vão à net e vejam que eles aparecem em histórias germânicas. E tbm podem ver que o autor de o senhor dos aneis baseou-se na MITOLOGIA NÓRDICA para escrever a história.

E o João (o autor do Filho de Odin) quis criar uma historia diferente, uma historia que envolva o real e o fantástico: seres sobrenaturais na Terra. Ele quis juntar várias mitologias (os centauros são da Mitologia Grega). Qualquer um pode fzer isso, nao vejo qual é o problema! cada um imagina a historia como quer!

E acerca do grifo falar como "chunga" (como alguem disse no comentário). o autor quis fazer isso só para dar alguma piada ao livro, para as pessoas se rirem, mas pelos vistos, ha gente que nao tem sentido de humor.

E sobre dizerem que a Iori é uma oferecida e dizerem que ele quis mostrar que todas as raparigas de portugal são assim: nada disso! É só mais uma ideia para acrescentar à historia. Vcs nao veem filmes em que tbm nao aparecem cenas dessas? É igual, é como se fosse um filme!

Uma última coisa: a respeito de Drácula. Ele não é um personagem inventado de outro autor. Ele existiu mesmo (o verdadeiro nome era Vlad Dracul), só que não era vampiro, mas era conhecido por empalar as pessoas.

É tudo o que eu tinha a dizer.
Por isso não venham insultar o autor por causa da sua historia que está bastante bem desenvolvida para a idade que ele tinha quando a escreveu; nao venham dizer que o livro é lixo, se não gostam não leem, nao é preciso tarem ai a falar mal!

Anónimo disse...

http://thecornerclub.wordpress.com/tag/ide-bugiar-zuzarte/

Este é o melhor comentário que já li em relação ao filho de Odin