segunda-feira, 7 de maio de 2007

Será má educação???

Como sabem eu sou Nortenho e todos os que já foram ao Norte de Portugal sabem o quanto as pessoas são acolhedoras, educadas e sem falsos moralismos. Claro que há excepções, mas isso é como em tudo na vida e como em todos os lugares.

As pessoas do Norte têm por hábito dizer palavrões quando falam. Por isso para elas é normal dizer "Put* que pariu esta vida de merd*" ou " Fod*-se caralh* que hoje tudo me corre mal". E tudo isto é dito quer por homens, mulheres e as crianças como ouvem também dizem. Isto são expressões correntes e é normal no meio das frases ouvir às vezes um ou outro palavrão.


Quando cheguei ao Algarve (e eu até que não era moço de dizer muitos palavrões) é claro que quando às vezes lá deixava sair algum palavrão as pessoas ponham-se a olhar para um gajo como se um gajo fosse algum animal em vias de extinção.

Eu continuo a achar que dizer palavões (de vez em quando) não é sinónimo de má educação, pois eu se quiser tratar mal alguém ou ofender posso-me socorrer de vocábulos que as pessoas nem
dão por ela que estão a ser ofendidas. Há pessoas que conseguem ser mal educadas e arrogantes
e no entanto não dizem um unico palavrão, mas se calhar perante certos sectores da sociedade
até são bem vistas.

Com o tempo tive que me adaptar e tentar evitar ao máximo não dizer nenhum palavrão para não ferir susceptibilidades.
Mas digo e repito prefiro mil vezes uma pessoa que até diz uns quantos palavrões, mas não é mal educada nem se acha mais importante do que os outros, a outra que até é certinha mas tenta rebaixar os outros e acha-se mais gente só porque tem a fineza das palavras.

Um Abraço e boa semana,

Pedro Gonçalves.

Ps.: Talvez alguns de vocês fiquem mais sensibilizados, mas isto é a verdade nua e crua...

13 comentários:

Asulado disse...

É assim mesmo, caralh*. Fod*-se.

Luiz Carlos Reis disse...

Meu caro Amigo, obrigado pelo convite! Estou preparando uma coletânea de fotos e posto um "MEME" como sugere. Aliás devemos muito à Mãe-Natureza.
Pois é, quem nunca deixou escapulir um palavrão no trânsito ou no estádio de futebol? Talvez nem configure falta de educação, apenas uma maneira de liberar um sentimento contido de repúdio.

Abraço e bom começo de semana!

kathy disse...

Muito bem
Aplausos ao Pete
BIBA O NORTE CARAGO!!!

BRAAAAAAAGAAAAA

Al Cardoso disse...

Sempre se ve pela expressao, quando a pessoa esta a ofender ou nao.
Tenho uma lembranca da tropa quando um Capitao tentando ensinar os mais vernaculos dizia: Se la fora nos servirem sopa quente dizemos: "caramba a sopa esta quente!". Aqui no quartel dizem: " Fod*-se a Merd* da sopa esta quente como o Car*lho!"

Um abraco do Al d'Algodres.

Ps: ainda me nao esqueci do seu pedido, segue brevemente.

Cris disse...

Concordo! Destesto sonsinhos, com o dito dom palavra, dizem mtas mais asneiras, magoam...

Estou a preparar o meu meme, não te vou deixar fixar mal, fou****se!

Beijinho
C.

Anónimo disse...

Olá migo,
não me esqueci e vim agradecer o "meme" que me mandaste, vou ver se arranjo tempo de arranjar algo para lá colocar. Não conhecia isso do "meme", mas nunca é tarde pra saber coisas novas. Mais uma vez obrigada por te teres lembrado da minha pessoa :p
Abraço e fica bem.

Ah é verdade o pobo do nuorte é o pobo mais fuorte... ehehehhe

Anónimo disse...

Assim é que é, Pedro. E, já agora, hoje mandei para o ar o meu "meme", carago!!!

Um abraço

Luiz Carlos Reis disse...

Amigo,
Já está posto!

Abraços para tí!

Kalinka disse...

Concordo contigo a 100%.

Numa semana em que por razões muito tristes tanto se ouve falar do Algarve, na televisão e nas rádios...apeteceu-me recordar as minhas mini-férias de sossego e muita Paz, no passado mês de Março, no Algarve.
A »Natureza» foi minha companheira constante, juntamente com a sua Beleza admirável.
Estive em lugares magníficos e, utilizei pela 1ª vez a forma de pagamento de ChequeHotel.
Aproveitei para fazer uns passeios por perto e, podem apreciar fabulosas imagens da Praia de D.Ana.

Beijos e abraços.

Avó do Miau disse...

EH EH EH EH
O que vale é a intenção! Mas curiosamente parece que os palavrões ditos com sotaque nortenho não soam tão mal como com um sotaque de outra zona do país! LOLOLOLOL
beijinhos Pete

Sonhador disse...

Como sempre é um prazer visitar-te e mais ainda ler os teus textos, e sentir toda a sinceridade neles expressos.
Um abraço e até sempre

impulsos disse...

Sem dúvida... mil vezes um "mal educado" do que um arrogante!

Vim aqui parar de pára-quedas e fiquei a passear por aí...

Agora apeteceu-me deixar umas palavrinhas neste artigo, porque gostei imenso de o ler.

Beijo num impulso

Anónimo disse...

que merda isso doido meu véi tô me invocano vu doido isso é crônica e é oq vô soltar um bomba aí vou denuncia para a polícia vou mandar vírus e tudo mais

FUI!!!!!!!!