sábado, 26 de maio de 2007

Pela Salvação da Amazônia.

Uma das mais importantes reservas da vida animal e vegetal encontra-se em risco pois tem sido sujeita a uma irresponsável gestão. Aliado a isso está o facto de ser a nossa maior reserva de oxigénio e a maior bacia hidrográfica de água doce do mundo.

É claro que os madeireiros que procedem ao abate indiscriminado de árvores estão-se pouco marimbando para o que nós possamos andar por aí a escrever ou dizer, ou as campanhas que façamos em prol da floresta. Mas talvez lá o Presidente do Brasil, o Lula da Silva depois de um bom Manifesto seja impelido a ter que alterar o que se encontra mal nas actuais leis brasileiras, que permitem uma completa dizimação da floresta amazônica.

Ainda no outro Sábado estava a ver um programa, penso que na dois, em que estavam a abordar o problema e via-se madeireiros a vir com argumentos da treta para justificar o injustificável.

Sou daqueles que gosta de se bater por estas causas e como caí assim um bocado por acaso neste site decidi vir logo aqui postar sobre este assunto.

Aqui ao lado está o selo da campanha, por isso aconselho-os a passarem por lá e votarem na mesma.

Quem quiser pôr o selo no blogue pode colar este código:





Espero que divulguem e passem esta importante mensagem.


Um Abraço e bom fim-de-semana,


Pedro Gonçalves.

10 comentários:

Páginas Soltas disse...

Um post escrito com muita qualidade de escrita e em que aborda um dos temas mais polémicos da actualidade!
Parabens pela tua iniciativa...e que todos fosse como tu!!

Assim que puder...colocarei o selo!

Bom domingo Pete

Abraço da

Maria

Anónimo disse...

Essa uma questao muito seria porque que lucra nao e os brasileiros, sao os estrangeiros que estao la para destruir tudo..acho que devemos preservar a Amazonas, mas tem que ser explorada tambem

Anónimo disse...

Estou sempre por uma boa causa. Desta feita pelo nosso planeta e pelo futuro da humanidade.
Boa chamada de atenção.
Um Abraço

Al Cardoso disse...

Com o verde da amazonia em fundo, os verde brancos, nao podiam deixar ir a tacita para os homens da cruz de cristo!

Sou solidario com esta iniciativa, parabens por divulga-la.

Um abraco amigo d'Algodres.

Luiz Carlos Reis disse...

Meu caro amigo Pete.

Sem dúvidas, a Amazônia tem sido destruída sem tréguas hà muito tempo. À cada minuto toneladas de madeiras nobres e toda a fauna e flora que à cercam são destruídas e "roubadas" com um único objetivo: ganância e lucro de madeireiros. Estrangeiros ou não, esses corsários, pouco se importam com a saúde do planeta. Outro absurdo incontestável, é permitir que outros países, através de suas indústrias farmacêuticas, requeiram o direito de se apropriar da nossa flora medicinal e padronizar todo e qualquer medicamento fruto destas pesquisas, sem contar que os grandes latifundiários e fazendeiros, além de expulsar, maltratar e escravisar, em troca de "cachaça" e comida, os verdadeiros donos de suas terras, os índios, poucos que ainda restam dessa imensa terra tupiniquim, acabam por torná-la improdutiva, pela incidência constante de queimadas para criação de gados e a entre outras agressões.
Chico Mendes, Irmã Dorothy entre tantos que vieram em defesa da Amazônia e suas vertentes humanas, foram brutalmente assassinados para atender ideais políticos e partidários de alguns.
Infelizmente o governo está preocupado em em manter os bolsos cheios como a corrupção que está no DNA daqueles que conduzem mal a política nacional. Somente ações dessa natureza trarão respaldos futuros.
Desculpe-me o desabafo, adorei tua iniciativa e sou um dos que procura estar antenado aos fatos e assuntos relativos à nossa Amazônia e a preservação dos seus infindáveis recursos naturais da terra. Retomemos o Tratado de Kioto e suas prerrogativas

Um grande abraço e tenha uma ótima semana!

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o que deixou escrito o Luiz Carlos Reis. A ganância dos homens é um dos factores
que ajudam a destruir o plumão do Mundo, essa terra sagrada da Amazónia. Um bom dia para todos os visitantes deste blog, agora de vestimenta nova. António da Louletania

Kalinka disse...

Olha, não sei fazer isso, colar o selo no blog, mas...se alguém me ensinar a fazer isso, vou tentar, combinado?

Entretanto, fui andando por aí:
Ao subir a ladeira para o Castelo, dentro das muralhas, encontrei uma pequena loja muito atraente pelo seu aspecto moderno e acolhedor. Entrei e deparei-me com um moço novo que está no início da sua actividade ali, teve uma magnífica ideia, de vender os produtos e ao mesmo tempo, tem uma sala aconchegante e moderna, com as paredes pintadas de um laranja forte, contrastando com as mesas e cadeiras castanhas, que decoram aquele espaço, onde os visitantes poderão degustar os produtos que se vendem na loja: queijos típicos, vinhos da região demarcada do Alentejo, mel de rosmaninho, várias compotas caseiras de diversos sabores, chás de ervas e tantas outras delícias ali expostas.
Também vende artesanato tradicional, peças feitas de corno, mantas alentejanas, botas de pele e, adorei ver uma enorme quantidade de brinquedos antigos feitos de madeira por um artesão que tem 40 anos e vive das peças que faz: o cavalinho de madeira com uma roda, as cadeirinhas em madeira para crianças, a trotinete de madeira pintada com cores vivas…enfim, transportou-me aos tempos de infância. Prometi-lhe que ia divulgar o seu espaço, original e moderno.

Beijokas.
Diverte-te.

DE-PROPOSITO disse...

Sempre houve atrocidades no mundo. Umas contras pessoas, outras contras animais e outras contra a flora. Será que isto mudará?
Fica bem.
Manuel

Anónimo disse...

A gestão não é irresponsável. Acontece que tem muitos interesses internacionais em difamar o Brasil para ao final apossar-se da região.Dizem que nos EUA ensinam nas escolas que a amazônia é um bem internacional.A Amazônia é nossa e de paises vizinhos e a Europa não tem moral para falar em destruição de nada.Onde estão as florestas da Europa onde não existe nem passarinho? Na minha rua tem mutias árvores e sou acordada por pássaros cantando que andam pelas ruas sem serem incomodados.Não acredite em tudo que falam deste assunto.Estão querendo é transmitir que não sabemos cuidar da floresta para vir cá fazê-lo mas não permitiremos.

Unknown disse...

Pete, excelente post! Infelizmente é uma realidade que parece passar ao lado dos olhos do mundo!

só mudei de cor e de horizontes ;)

beijinho