terça-feira, 15 de maio de 2007

Miguel Induráin

O ciclismo agora anda pela ruas da amargura devido aos constantes casos de doping, mas na década de 90 era um pouco diferente. Sempre espécularam que o meu ídolo do ciclismo o Miguel se dopava, eu não acredito nessa teoria, nem numa outra que alegam que o Lance Amstrong fez o mesmo nesta década.
Acho que a força de vencer na vida e na paixão deles é que fez com que superassem as dificuldades e vencessem no ciclismo.

Ao Miguel Induráin dava-me gosto vê-lo a trepar aquelas montanhas e a lutar contra grandes nomes que havia na áltura no ciclismo como Mélchor Mauri, Richard Virenque, Laurent Jalabert, Bjarne Riis, Alex Zulle, Marco Pantani, Luc Leblanc, Fernando Escartin ou Jan Svorada.

Segue a Biografia dele pela Wikipédia.

Miguel Induráin Larraya, antigo ciclista espanhol nascido em Villava (Navarra, Espanha) em 16 de Julho de 1964. Venceu o Tour de France durante cinco anos consecutivos. Foi ainda galardoado com o prémio Príncipe de Asturias de los Deportes em 1992.

Biografia

Começou a sua carreira profissional em 1984 ao assinar com a equipa Reynolds, depois de ter passado os oito anos anteriores na equipa Villavés. No ano em que passou a profissional participou nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, tendo terminado a temporada com dez vitórias.
Em 1985 participou pela primeira vez na Volta à França (Tour de France) e liderou a Volta à Espanha durante quatro dias.
Durante alguns anos correu o Tour ajudando o seu companheiro de equipa Pedro Delgado, o qual ganhou a corrida francesa em 1988.
Em 1989 tornou-se o primeiro espanhol a ganhar a clássica Paris-Nice e ganhou pela primeira vez uma etapa do Tour.
Ganhou pela primeira vez a Volta à França em 1991 arrebatando ainda a vitória em duas etapas.
Na temporada seguinte (1992) conseguiu ganhar duas das três grandes provas por etapas (o Tour e o Giro, disputados respectivamente em França e em Itália), sendo ainda o primeiro espanhol a ganhar a corrida italiana. Em 1993 repetiu ambas as vitórias.
Em 1994 ganhou o Tour pela quarta vez consecutiva, contudo o russo Eugeni Berzin bateu-o no Giro. Em Setembro deste ano conseguiu bater o recorde da hora, destronando Chris Boardman o anterior recordista. Contudo, passado apenas um mês, o suíço Tony Rominger melhorou a marca de Induráin.
Em 1995 ganhou pela última vez a Volta à França, sendo este o seu quinto triunfo consecutivo, ganhando ainda o campeonato do mundo de contra-relógio.
Na sua última temporada conseguiu arrecadar o título olímpico de contra-relógio (nos jogos de Atlanta, 1996).
A 2 de Janeiro de 1997 anunciou publicamente que se iria retirar do ciclismo profissional.

Palmarés resumido

Vencedor da Volta à França desde 1991 até 1995 inclusive.
Vencedor da Volta à Itália nos anos de 1992 e 1993.
Vencedor da Volta à Catalunha nos anos de 1988, 1991 e 1992.
No Campeonato do Mundo de ciclismo:
Na prova de fundo: Medalha de bronze em 1991 e medalha de prata em 1993 e 1995.
Na prova de contra-relógio: Medalha de ouro em 1995.
Medalha de ouro na prova de contra-relógio dos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.

Um Abraço e boa semana,

Pedro Gonçalves.

2 comentários:

Cris disse...

A tenacidade é uma qualidade invejável e tantas vezes ignorada.

Gostei muito.

Beijinho, e obrigado :)

Cris

Luiz Carlos Reis disse...

Meu caro,

Tú és um verdadeiro esportista. Aquí no Brasil não temos tanto prestígio no esporte (ciclismo), porém temos grandes nomes a alavancar a modalidade:Daniel Jorge,Ana Sgogin, Luciana Hirama,etc...
Veja no Link [link] http://www.cbc.esp.br/ [/link]

Grande abraço!