quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Horizontes para o Futuro

Foto da minha autoria e publicada no site de fotografia Olhares.

Chegado ao fim mais um ano, e em jeito de Balanço tenho que concluir que 2009 foi um ano que correu razoavelmente bem.

A vertente Universitária correu bem e conclui mais um ano, estando agora já concluído o 1º Semestre do 3º e último ano (com êxito), restando neste capítulo perspectivar o que se aproxima para 2010. *[Það er þörf, vegna persónulegar hroki, að bæta minnisblaði af General Accounting II (14), vegna inflexibility í prófessorsstöðu. Ég að borga € 40 fyrir þetta, og fara að taka mið af framförum í júní 2010.]

Em questões de índole pessoal, nem tudo foi como se almejava, mas foi possível consolidar algumas amizades e aferir as potencialidade de outras. Conheci novas pessoas graças ao twitter e por causa do mesmo também me apaixonei por uma mulher 5***** (se bem que sem grandes resultados práticos :-)).

Viajei e conheci mais recantos deste nosso Portugal, tais como Sintra, Vila Franca de Xira, Alcoutim e outros. Conheci mais um país, neste caso a Polónia, e devo dizer que fiquei bastante agradado e surpreendido com o mesmo.

Verifiquei que a minha paixão pela Fotografia cresce a cada dia que passa. Sempre é bom ver que há algo que desperta o que de melhor há em nós.

Esta imagem (captada na Islândia em 2008) associada ao título deste post, em que no fundo procuro fazer um Balanço de 2009 e projectar o 2010, reflecte um olhar para o horizonte temporal que se aproxima e para os desafios/oportunidade que irão surgir no novo ano que se aproxima.

Por um lado terei na vertente profissional o novo desafio imposto pelo SNC e por outro a necessidade de conciliar este com a vertente universitária (einkum eftirlíkingu af sömu kennara að bókhald) e com a paixão pela Fotografia.

Nada que não se consiga, bastando para tal empregar a persuasão certa e ter a ambição necessária.

Votos de uma grande passagem de ano e de um Bom 2010. [Atkvæði úr mikill áramótum og Happy 2010.]

Pete.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Skógarfoss - Islândia

Esta queda de água fica situada no sul da Islândia e é uma das mais impressionantes devido à altura e densidade de água que a mesma comporta.

Foto da minha autoria e publicada no site de fotografia Olhares.

Seljalandsfoss - Islândia

O que se avista aqui é parte da montanha situada ao lado da Queda de Água Seljalandsfoss. A mesma fica situada entre Selfoss e Skógafoss, no sul da Islândia.

Foto da minha autoria e publicada no site de fotografia Olhares.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Um olhar sobre as Crianças



Este belíssimo postal encontrava-se (e acho que ainda se encontra) no centro da capital islandesa. O mesmo servia duas funções: passar uma mensagem acerca da importância das crianças e vedar aos olhos dos turistas e da população local um edifício que se encontrava bastante degradado.
Apesar de estar um pouco desajustado da composição (assim o acho) deixei de um dos lados um "bocado" da cidade e do outro um "bocado do edifício "degradado" de molde a contextualizar a foto. O candeeiro não me foi de todo possível retirá-lo.

Para que nunca se esqueçam das crianças, e não se lembrem só delas nesta época natalícia, como em muitos casos se verifica.



Foto da minha autoria e publicada no site de fotografia Olhares.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Videy Island



Esta ilha situada ao lado da Capital Reykjavik, foi em tempos importante ponto piscatório. A Videyjarstofa house, foi a primeira casa no continente a ser construída em cimento e pedra, sendo que a mesma se localizava nesta ilha. Esta ilha tem ainda uma outra particularidade, que é a enorme diversidade de pássaros lá existente, contando-se por mais de 30 espécies.

Foto da minha autoria e publicada no site de fotografia Olhares.

Pôr do Sol em Loulé



Vista da minha casa para a "Mãe Soberana" em Loulé.

Foto da minha autoria e publicada no site de fotografia Olhares.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Auschwitz II - Birkenau



Optei por captar este olhar a preto e branco de molde a dar um enfoque histórico ao local. Esta foto é da área de entrada do campo de concentração de Auschvitz II, o Birkenau. Nesta foto pode-se ver que para facilitar o transporte de prisioneiros, estava incrementada no campo de concentração uma linha de caminhos-de-ferro, que ligava o Birkenau (nome alemão para o município polaco de Brzezinka) a toda a Europa [o facto de se encontrar num ponto central da Europa e das boas ligações ferroviárias, fez deste campo o mais mortífero, com aproximadamente um milhão de judeus mortos]. O ambiente lá ainda é pesaroso e o ar que se respira é denso. A história deve ser contada e passada entre gerações de molde a que não se repita.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Videy Island - Island



Terra do fogo e do gelo. Um dos últimos paraísos que ainda subsiste na Terra. Vista da ilha de Videy que fica ao largo da bela cidade de Reykjavik.
Foto da minha autoria e publicada no site de fotografia Olhares.

domingo, 22 de novembro de 2009

Gulfoss - Island



Terra do fogo e do gelo. Um dos últimos paraísos que ainda subsiste na Terra. Foto da minha autoria e publicada no site de fotografia Olhares.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Gjaín - Ísland



A história desta Queda de Água é a mais emocionante que vivi na Islândia. Era quase 1 da manhã quando obtive esta foto, e o mais engraçado é que tive que descer uma ravina com uns bons metros para lá chegar. Para sair é que foi um pouco pior, pois tive que tirar os ténis e passar pela água (por sinal estava mesmo muito gelada), de molde a sair do local. A foto do meu perfil também foi obtida neste fantástico local.

Copyright: © Pedro Gonçalves

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mãe Soberana à Noite


Copyright: © Pedro Gonçalves

Damien Rice – The Blower's Daughter



And so it is
Just like you said it would be
Life goes easy on me
Most of the time
And so it is
The shorter story
No love, no glory
No hero in her sky

I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes...

And so it is
Just like you said it should be
We'll both forget the breeze
Most of the time
And so it is
The colder water
The blower's daughter
The pupil in denial

I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off of you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes off you
I can't take my eyes...

Did I say that I loathe you?
Did I say that I want to
Leave it all behind?

I can't take my mind off of you
I can't take my mind off you
I can't take my mind off of you
I can't take my mind off you
I can't take my mind off you
I can't take my mind...
My mind...my mind...
'Til I find somebody new

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Por ti e para ti...

Passaram-se mais de dois meses desde que te conheci. Adorei os poucos momentos que passei contigo. Uma mensagem, o ouvir da tua voz ou do teu riso, parece que me tornam vivo e feliz. Não sei em que rumo é que a vida caminha, mas há algo que quero que tu saibas, vivi contigo momentos maravilhosos e nesses momentos senti-me extraordináriamente bem.
Quero que saibas que acho que és uma mulher bastante bonita e atraente, e que és de uma simpatia extraordinária e uma óptima companhia. Estou apaixonado por ti, e não sei o rumo que as coisas irão levar (espero que seja o que o meu coração almeja), mas desde já digo que foi excelente ter-te conhecido. És mesmo uma mulher extraordinária. Beijinhos GRANDES e mantêm sempre esse sorriso lindo.



Adenda: Já sei o que o futuro reserva, e sendo assim só me resta agradecer imenso a tua sinceridade. Há uma frase que eu gosto particularmente e que assentará aqui muito bem: "As atitudes ficam com quem as tem e as palavras com quem as diz", sendo que no presente caso digo que te ficaram muito bem. Agora não me resta mais nada do que seguir em frente, com um sorriso, e procurar a felicidade, esteja ela onde estiver.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Offspring



Dia 8 de Agosto lá estarei no Autódromo do Algarve a assistir ao concerto deles, concerto esse inserido no Rock One.

Bom fim-de-semana,

Pete.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Monte Rock Festival no Parragil em Loulé

A pedido do meu amigo Jonathan, hoje vou colaborar na organização do Monte Rock Festival, na vertente financeira e contabilística. Até hoje nunca me tinha envolvido em nenhum projecto em prol de associações e espero que a ocasião venha a ser proveitosa em termos pessoais, e que o evento seja um sucesso.

Aguardo a presença de quem por lá possa aparecer.

Bom fim-de-semana,

Pete.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Férias na Polónia

Pela 1ª vez foi de férias acompanhado; nas outras duas vezes foi sózinho; desta vez para a Polónia. Fomos de Lisboa em direcção a Varsóvia na sexta-feira dia 10 de Julho, onde passamos duas noites (sexta e sábado), sendo a parte do dia mais vivida por nós, a parte nocturna. Varsóvia têm uma noite com boa música, bons bares e discos. Claro que não estivémos só lá a conhecer a night. Conhecemos a parte antiga da cidade, onde se destacam os edifícios e o castelo, para além da Catedral. Ao 3º dia fomos para Cracóvia, onde ficámos 4 dias. Em Cracóvia fomos conhecer os campos de Auschvitz, mormente o Museu e Birkenau; é um local impressionante onde ainda somos capazes de sentir o peso dos horrores que por lá se passaram. Conhecemos a "Old Town", onde imperam as igrejas e os edifícios seculares [durante a 2ª Guerra Mundial a cidade permaneceu quase totamente intacta]. Ao 3º dia em Cracóvia, eu foi visitar as minas do sal em Wieliczka [Património da Humanidade]. As minas estão cheias de caves com motivos alusivos aos períodos em que a mina laborou, tendo até no seu interior uma capela, que era usada para rezarem. Ao 4º dia e último em Cracóvia, fomos visitar o bairro judeu, de onde se destacavam as igrejas e o mercado. A noite em Cracóvia estava menos animada e mais burilada com ritmos para agradar a turistas, especialmente aos ingleses; se bem que ainda estivemos numa disco bem fixe. Na quinta-feira dia 16, ao fim da tarde voltámos, de combóio, para Varsóvia, de molde a passar lá uma night e apanharmos o voo no dia seguinte para Portugal.


As férias foram espectaculares e diverti-me imenso, talvez pela companhia e por o espiríto das mesmas ter sido mais de aventura e diversão do que própriamente de turista que quer ver tudo o que é monumentos ou locais para visitar. Aqui fica a foto dos quatro que trilharam esta aventura:
Copyright: Pedro Gonçalves

Agora é esperar pela próxima.

Pete.

sábado, 18 de julho de 2009

Feelings

Well, you done done me and you bet I felt it
I tried to be chill but your so hot that I melted
I fell right through the cracks, now I'm tryin to get back
before the cool done run out I'll be givin it my best test
and nothin's gonna stop me but divine intervention
I reckon it's again my turn to win some or learn some

But I won't hesitate no more,
no more, it cannot wait
I'm yours

Well open up your mind and see like me
open up your plans and damn you're free
look into your heart and you'll find love love love love
listen to the music at the moment people dance and sing with me
Were just 1 big family
And it's our godforsaken right to be loved loved loved loved loved

So, i won't hesitate no more,
no more, it cannot wait i'm sure
there's no need to complicate our time is short
this is our fate
I'm yours

Scooch on over closer, dear
And I will nibble your ear

I've been spendin' way too long checkin' my tongue in the mirror
and bendin' over backwards just to try to see it clearer
But my breath fogged up the glass
and so I drew a new face and I laughed
I guess what I'd be sayin' is there ain't no better reason
to rid yourself of vanities and just go with the seasons
it's what we aim to do
our name is our virtue

But I won't hesitate no more,
no more it cannot wait
I'm yours

well open up your mind and see like me
open up your plans and damn you're free
look into your heart and you'll find love love love love
listen to the music of the moment come and dance with me
ah, la one big family
it's your god forsaken right to be loved, loved, loved, loved

open up your mind and see like me
open up your plans and damn you're free
look into your heart and you'll find love love love love
listen to the music of the moment come and dance with me
ah, la happy family
it's our god forsaken right to be loved loved loved loved

it's our god forsaken right to be loved loved loved loved
listen to the music of the moment come and dance with me
ah, la peaceful melodies
it's you god forsaken right to be loved loved loved

Jason Mraz - I'm Yours Lyrics

I just won`t hesitate no more.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Polónia




Vou de férias para lá uma semaninha. Prometo não trazer a Gripe A acoplada, nem coisas parecidas com tal. Vou aproveitar para descansar e para conhecer mais um país.

Boa semana,

Pete.

Ps.: A Polónia não é o pólo norte, por isso nesta altura as temperaturas lá são agradáveis tal como por cá em Julho.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fim de Semana Excelente

Na sexta foi ao Teatro, pela 1ª vez, e devo dizer que gostei bastante. A peça que foi ver foi "A Arte do Crime" e posso dizer que foi excelente e de uma realidade impressionante. No Sábado ao fim da manhã estive em Sintra (em tempos denominada de Cintra, como alguém bem me explicou) a visitar a Exposição de pintura intitulada "Depois do Dilúvio do Nobel da Literatura de 2000, Gao Xingjian e à tarde andei por Sintra a visitar a Quinta da Regaleira. Sábado à noite fiz uma pequena incursão a Vila Franca de Xira, e apesar de nunca ter visto até então touros ou tourada, não se pode dizer que tenha desgostado, antes pelo contrário. Das duas pessoas que conheci, pessoalmente, posso dizer que confirmei a opinião até então formulada por mim; são realmente excelentes pessoas. No Domingo visitei o Palácio da Pena.  Em termos gerais posso dizer que gostei bastante do que visitei em Sintra, em especial da natureza e do verde da mesma.

Devo também salientar que tudo o que vivi e conheci no fim de semana só foi excelente por causa da tua companhia.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Balanço 2º Semestre do 2º Ano INUAF


As notas acabaram por superar, no geral, às minhas expectativas, só ficando um pouco aquém das expectativas a nota de Direito Fiscal. Talvez o facto de ter sido necessário ir a 3 exames (1 por opção - Contabilidade Geral I), me tenha levado a estudar (às vezes é preciso) alguma coisa, e através disso tenha conseguido melhores notas. As outras duas cadeiras às quais fiz exame foram Contabilidade Analítica e  Análise Avançada de Dados.


Em termos de notas tive as seguintes:


Análise Avançada de Dados - 18

Direito Fiscal - 12

História Económica e Doutrinas Políticas - 14

Contabilidade Analítica - 15

Contabilidade Geral I - 17


Agora virá o 3º e derradeiro ano.


Boa Semana,

Pete.

Dire Straits - Why Worry



Baby I see this world has made you sad
Some people can be bad
The things they do, the things they say
But baby Ill wipe away those bitter tears
Ill chase away those restless fears
That turn your blue skies into grey

Why worry, there should be laughter after the pain
There should be sunshine after rain
These things have always been the same
So why worry now

Baby when I get down I turn to you
And you make sense of what I do
I know it isnt hard to say
But baby just when this world seems mean and cold
Our love comes shining red and gold
And all the rest is by the way

Why worry, there should be laughter after pain
There should be sunsh ine after rain
These things have always been the same
So why worry now

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Governo aprova reforma do sistema de organização contabilística


O Governo aprovou, esta quinta-feira, uma reforma do sistema contabilístico nacional, que pretende aproximar as regras de contabilidade portuguesas às normas internacionais e que visa facilitar financiamentos externos às empresas nacionais e investimentos estrangeiros no país.
Jornalista Emídio Fernando apresenta algumas mudanças aprovadas pelo Governo no âmbito da reforma do sistema de organização contabilística


A partir de Janeiro de 2010, as empresas passam a usar códigos de contabilidade idênticos aos utilizados a nível internacional, no âmbito da reforma do sistema contabilístico nacional apresentada, esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais explicou aos jornalistas que, com esta medida, «as empresas portuguesas podem passar a recorrer a financiamento externo sem terem necessidade de alterar estruturalmente toda a sua contabilidade para o padrão internacional».

Além disso, continuou, «as empresas estrangeiras que pretendam instalar-se em Portugal podem utilizar os seus critérios contabilísticos ao nível da consolidação empresarial».

Carlos Lobo acrescentou que, ao abrigo da reforma do sistema contabilístico, os investidores internacionais podem, «de uma forma mais transparente e perceptível» de acordo com os seu padrões, analisar as empresas portuguesas.

Com estas alterações, muda também o código do IRC, numa reforma de normas de contabilidade que o Governo considera histórica.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Faltas dos Deputados às Reuniões...

« Não se paga aos deputados o suficiente para que sejam todos apenas profissionais. Quanto às justificações para as faltas, é verdade que a sexta-feira é, em si própria uma justificação, porque é véspera de fim-de-semana. Eu compreendo isso. Talvez esteja errado que as votações sejam à sexta-feira. Não julguemos também que ser deputado é uma escravatura, porque não é, nem pode ser. É preciso é arranjar horas para a votação que não sejam as horas em que normalmente seja mais difícil e mais penoso estar na Assembleia da República».

Os deputados ganham apenas 3708 euros de salário-base,mais 10% do salário para despesas de representação, entre outras regalias

Coisas engraçadas e bastante reveladoras do porquê da nossa política ser tão apetecida. Ver Inverbis

Para qualquer trabalhador, a sexta-feira é, em si própria uma justificação para faltar ao trabalho, aliás, acho que tal justificação está mesmo contemplada no novo código de trabalho.

Ser deputado não pode ser uma escravatura - escravatura é para os trabalhadores a recibos verdes, para os trabalhadores que acumulam horas em cima de horas sem a devida compensação, para os trabalhadores com horários tão flexíveis que não os conseguem conciliar com a vida familiar.

É, portanto, penoso estar na Assembleia da República à 6ªF...

Pois o Sr. Almeida Santos não se apercebe de quão penoso é para nós ouvir frases tão ofensivas para quem, de facto, trabalha.


VALIA-LHE MAIS ESTAR CALADO!!!

Que pena que eu tenho dos nossos políticos...levam uma vida tão penosa.

****************************

' Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas...'

Guerra Junqueiro, escrito em 1886

Via email.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Balanço 1º Semestre do 2º Ano INUAF


As notas acabaram por corresponder, no geral, às minhas expectativas, só ficando um pouco aquém das expectativas a nota de Análise de Dados.


Em termos de notas tive as seguintes:


Análise de Dados - 11

Direito Comercial e do Consumidor - 14

Comportamento Organizacional - 14

Cálculo Financeiro - 16

Contabilidade - 19


Agora virá o 2º Semestre e mais 5 novas cadeiras.


Boa Semana,

Pete.

sábado, 31 de janeiro de 2009

Obrigado.

A Câmara Municipal de Ponte da Barca teve a amabilidade de me enviar o símbolo  do Munícipio, o qual vai passar a fazer parte da minha capa de estudante do INUAF. O meu agradecimento pela cordialidade e pelo facto de tentarem preservar as ligações à terra.


sábado, 24 de janeiro de 2009

Formação Profissional - Uma Opção de Futuro


Uma das melhores apostas que um país pode fazer é na Formação Profissional e/ou nos Estágios Profissionais como eu já pude comprovar.

Eu cheguei ao fim do 9º ano e das 4 áreas que podia seguir só achava que a área de Economia se adequava a mim, sendo que optei pela mesma e segui o 10º ano numa Escola Secundária, mas não por muito tempo, visto ter calhado numa daquelas turmas em que a maior parte deles só anda lá a gastar o dinheiro aos paizinhos e a impedir que os outros possam fazer o que pretendiam, que era estudar.
Soube na altura por um amigo que haviam cursos de Formação Profissional em Braga (Centro de Formação Profissional de Mazagão), e que durante os 3 anos de curso tínhamos todas as despesas relacionadas com o Curso pagas e que o mesmo dava equivalência ao 12º ano se pretendêssemos ir para a Universidade. Então saí da escola e fiquei à espera que me chamassem para o curso; tive que esperar quase um ano; mas valeu bem a pena pois consegui acabá-lo com bons conhecimentos quer teóricos, quer práticos para poder exercer a profissão de Técnico de Contabilidade e Gestão. Quando cheguei ao mercado de trabalho ao fim de uns tempos pude comprovar que realmente estava mesmo muito bem preparado para trabalhar.
Um dos problemas que ainda existe em Portugal é as empresas e os empresários ainda não darem o devido valor quer a nível de capacidade de trabalho, quer no correspondente salário pago, mas acho que com o tempo isso chegará a bom porto.
Por o que acabei de escrever, quem tem duvidas se vai seguir para a Universidade ou não, o melhor que tem a fazer é ver o que é que gostava de fazer e optar por tirar um curso de Formação Profissional, e se mais tarde achar que deve ir para a Universidade ainda o pode fazer, se não está apta(o) a trabalhar.

Posso dizer que passados quase 9 anos após terminar o curso ainda trabalho como Técnico de Contabilidade e Gestão, profissão que na minha humilde opinião desempenho com brio, profissionalismo e com a qualidade inerente às exigências da mesma, sendo que isso só se tornou possível graças a ter frequentado o Curso de Formação Profissional de Técnico de Contabilidade e Gestão. Paralelamente frequento o 2º ano do curso de Gestão em regime pós-laboral no Instituto D. Afonso III em Loulé, com vista a poder fazer o exame de acesso à Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. Quando for fazer o referido exame a experiência adquirida durante o desempenho da minha profissão e os ensinamentos obtidos durante o curso de Formação Profissional serão bastante importantes, visto ser um exame com uma forte incidência sobre aspectos práticos do dia-a-dia da profissão. Hoje tenho a certeza que se não tivesse tido essa oportunidade teria acabado por abandonar a escola sem nenhuma qualificação académica ou profissional, visto pertencer a uma família humilde e sem posses.

Por tudo o que acabei de dizer pode-se concluir que o primeiro passo rumo à mudança é a opção pela Formação Profissional, pois o “saber fazer” é muito importante, não bastando ter conhecimentos académicos e teóricos sobre o as funções que precisámos desempenhar no nosso dia-a-dia enquanto profissionais de um determinado sector.