domingo, 18 de março de 2007

"Crónica de uma Morte Anunciada."

Gabriel Garcá Márquez escreve este romance baseando-se numa estória verídica sobre uma denúncia falaciosa de uma jovem mulher repudiada na noite de núpcias.
A estória gira em torno do suposto amante de Ângela Vicario, Santiago Nasar, o qual é condenado à morte pelos irmãos desta depois de ela ter declarado que ele era seu amante. O que ela não suponha é que os seus irmãos, tendo em conta que eram amigos de Santiago, levariam a cabo tais intentos.
Como a moral colombiana da altura desonrava a família e a mulher que não fosse virgem aquando do casamento, os irmãos de Ângela, Pedro Vicario e Pablo Vicario trataram de repôr a honra da família com a morte do suposto prevaricador.
O que mais me impressiona nesta estória é o facto de toda a cidade saber o que os dois irmãos planeavam e nada ter feito para o impedir.

O escritor diz isto acerca desta obra, "Acredita-se sempre que o melhor romance é o último, mas eu acredito que este é o melhor romance no sentido em que consegui fazer exactamente aquilo que queria.", e eu acredito que ele tenha sentido isso pois eu já li outras obras dele; "Cem Anos de Solidão", "O Amor nos Tempos de Cólera" ou Viver Para Contá-la; e acho que esta apesar de ter um conteúdo pequeno; pouco mais de cem páginas; a qualidade do mesmo é simplesmente genial. Gabriel Garcá Márquez consegue encaixar pequenas estórias dentro da grande estória e ainda tem uma singular capacidade de fazer recuar ou avançar o tempo conforme lhe dê mais jeito no momento em que decorre a acção da estória.

Num tempo em que palavras como honra, honestidade ou lealdade já quase nada valem, este romance faz-nos pensar um pouco na importância que as mesmas já tivaram em tempos idos.

Duas breves notas:

- Por norma sou um bocado céptico quando se trata de adquirir livros que contêm poucas páginas, mas este foi uma excelente surpresa.

- O subtítulo do meu blog "Crónias de uma Vida Anunciada" advém do título deste livro, pois quando soube que havia um livro com este título decidi pô-lo no meu blog com a necessária adaptação.

Um Abraço e bom Domingo.

3 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Boa escolha.

Miguel disse...

Pete,

Gostei da historia ...!
Mas sou um pessimo leitor ...!

Um BOM Domingo ...!
Um abraço da M&M & Cª!

Cris disse...

Vou ler!!!! Como sabes, sou viciada em livros e quando a minha curiosidade é espicaçada, vou ler!

Beijinhos e boa Semana
Cris