domingo, 2 de abril de 2006

Street Racing ou Tuning?

Segundo o DN "A Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa apreendeu 53 veículos durante uma megaoperação de "caça" ao tuning, realizada na madrugada de ontem entre a Segunda Circular e Moscavide. A grande maioria dos automóveis confiscados estavam modificados e não cumpriam a legislação, que obriga a que todas as alterações sejam averbadas no livrete."

Eu não sou adepto do tunning, mas pelo que pesquisei na Wikipédia estava lá esta definição:

Tuning : a tradução aproximada da palavra tuning seria afinação ou optimização. Neste caso, e aplicado aos automóveis, o tuning é a arte de tornar o carro mais performante, mais seguro, mais bonito, diferente e único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: jantes, pneus, suspensão, motor, interior, carroceria, dutos de escape, áudio. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro "de série" em algo exclusivo e único. Mas o tuning não deve apenas tornar o carro mais bonito. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais performante não desprezando a segurança e o comportamento do carro, sendo estas as características principais a conseguir. Normalmente estas alterações inspiram-se na competição, tendo os campeonatos de Super Turismo Europeus contribuindo significativamente para o impulsionamento do Tuning a nível mundial.

Enquanto o Street Racing traduzido à letra significa Corrida de Estrada.

Eu até compreendo que as autoridades tenham que punir criminosos, o que se aplica aos street racers que não fazem mais que pôr em risco a vida deles e de terceiros, agora que os jornalistas continuem a não diferenciar o Tuning do Street Racing isso já não compreendo; até porque se formos a ver para fazer corridas de estrada não é imperativo que alterem os carros.

Um Abraço,


Pedro Gonçalves.

3 comentários:

oasis dossonhos disse...

olá Pete, boa noite. Acabei de chegar de Djerba, que é uma ilha do mar mediterrâneo, e pertence à República da Tunísia, que este ano comemora os 50 anos de independência. Estive lá muito bem, e recomendo, embora prefira a viagem não organizada, não turística, à descoberta e com boa companhia.
Abraço
Luís

Miguel disse...

Boas Pete!

Este Mundo é mesmo muito pequeno ou neste caso muito grande!

Tu de Loulé como eu!
Blogger e tudo!
E nunca nos cruzámos, penso eu!
E pelos vistos na mesma actividade profissional!

Os meus parabéns pelo teu Blog!

E espero passar por cá muitas mais vezes assim como espero a tua visita nos meus blogs!

E faço-te um convite a participares n´A Minha Tshirt e para tal, basta mandares uma foto de uma tshirt, ok!?

Um grande abraço e até sabado!

Bjks da Matilde

Anónimo disse...

ola peter! não te conheço mas tb não faz mal, pensei em deixar uma mensagem no teu blog porque tens uma mensagem que acho que muita gente deveria a ler. Eu sou um aficionado do mundo tuning neste momento tenho um citroen xsara que estou a preparar imfelizmente divido a um acidente que tive com ele mas vai ficar bonito muito em breve vai aparecer nas conces. Hoje vi uma noticia em que pela primeira vez os jornalistas souberam distinguir o que são stret racer e o que são tuners ou pelo menos não falaram que as pessoas implicadas na operação da gnr-bt na a-1 em aveiro e no estacionamento em oliveira de azemeis são tuners. Não tenho nada contra os stret racers mas a ´´moina``deveria actuar mais vezes como actuou desta vez. Pelo menos demonstraram que sabiam o que estavam a fazer.Um abraço e ate sempre.Se por mero acaso quiserem contactar comigo o mei mail fica aqui. rollsroys1977@hotmail.com