Uma das melhores apostas que um país pode fazer é na Formação Profissional e/ou nos Estágios Profissionais como eu já pude comprovar.
Eu cheguei ao fim do 9º ano e das 4 áreas que podia seguir só achava que a área de Economia se adequava a mim, sendo que optei pela mesma e segui o 10º ano numa Escola Secundária, mas não por muito tempo, visto ter calhado numa daquelas turmas em que a maior parte deles só anda lá a gastar o dinheiro aos paizinhos e a impedir que os outros possam fazer o que pretendiam , que era estudar.
Soube na altura por um amigo que havia esses cursos de Formação Profissional; que na altura nos 3 anos de curso tínhamos os estudos todos pagos e que o mesmo curso dava equivalência ao 12º ano se pretendessemos ir para a Universidade. Então saí da escola e fiquei à espera que me chamassem para o curso, tive que esperar quase um ano, mas valeu bem a pena pois consegui acabá-lo e com bons conhecimentos quer teóricos, quer práticos para poder exercer a profissão de Técnico de Contabilidade e Gestão. Quando cheguei ao mercado de trabalho ao fim de uns tempos pude comprovar que realmente estava mesmo muito bem preparado para trabalhar.
Um dos problemas que ainda existe em Portugal é as empresas e os empresários ainda não darem o devido valor quer a nível de capacidade de trabalho, quer no correspondente salário pago, mas acho que com o tempo isso chegará a bom porto.
Por o que acabei de escrever, quem tem duvídas se vai seguir para a Universidade ou não, o melhor que tem a fazer é ver o que é que gostava de fazer e optar por tirar um curso de Formação Profissional, e se mais tarde achar que deve ir para a Universidade ainda o pode fazer, se não está apta(o) a trablhar.
Um Abraço,
Pedro Gonçalves.
Meet the new boss, same as the old boss
Há 2 dias
1 comentário:
Para aqueles que acham que um rumo universitário é obrigatório, estão enganados. É claro que a formação superior é sempre boa, mas nem sempre temos de nos contentar com as disciplinas generalistas dos agrupamentos para conseguirmos ter algum sucesso no mundo do trabalho. Ao enverdar por cursos de formação profissional teremos sempre uma oportunidade de escolha: trabalhar ou estudar. No entanto, é triste notar que grande parte destes cursos são vistos como uma fonte de sustentação face ao desinteresse dos alunos e não como uma oportunidade para entrar no ensino superior com uma formação mais especializada.
Enviar um comentário