segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Religiões, uma opinião pessoal.

Todas elas visam um objectivo final: a salvação eterna ( o que na minha mais modesta opinião se cinge à obtenção de dividendos em benefício próprio ).

Basta atentarmos ao passado da Igreja Católica para tal nos ser perceptível, ou então verificarmos em alguma das mais recentes tipo a Assembleia do Reino de Deus.

Há algumas outras questões pertinentes como ainda não ser permitido usar métodos anticontraceptivos quer para prevenir doenças ou permitir o planeamento familiar ( isto na Religião Católica ) ou não ser permitido aos padres casar e assim acabar com a pouca vergonha que se assiste nos países aonde esta religião é professada ; não ser permitido receber transfusões sanguíneas ( os Jeová ).

Um dos outros problemas da religião é a guerra, basta vermos que à custa da Religião Católica a Europa passou por várias; ou então agora basta olhar-mos para outro continente e verificámos que a guerra entre Israel e a Palestina deve-se ao quê ?

Apesar do que eu penso em relação às religiões; tendo-me mesmo convertido ao ateísmo; acho que a liberdade de expressão, de opinião ou de opção deve prevalecer sempre porquanto as pessoas são livres e soberanas nas suas escolhas desde que não ponham em causa a liberdade e os direitos dos outros.


Um abraço,


Pedro Gonçalves.

3 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais muitos parabéns pelo teu blog, pois são apresentadas diversas situações sobre vários temas.

Quanto ao teu post concordo plenamente, existe muita verdade no que dizes, mas há apenas uma simples coisa que eu não poderia deixar passar sem dizer, que é o seguinte:
De facto as religiões estragam tudo... acho que o mundo sem religião era muito melhor. A religião é de facto uma criação do Homem. Porém o que constato, fruto de uma experiência pessoal é que isso não invalida, na minha opinião, o facto da suposta existência de Deus, seja unicamente representada pelas religiões. Deste modo qualquer Ser Humano tem a capacidade de uma busca interior para responder às inúmeras questões que se podem insurgir, sem que para isso ele esteja alienado a alguma religião.

Portanto, na minha opinião, o ateísmo fundamentado na "podridão" das religiões, não me parece o mais justo para a dimensão do Ser Humano como um todo. Já quanto ao agnosticismo, parece-me uma tomada de posição um tanto ao quanto mais sensata, no mínimo a dúvida que existe no ar. Para mim a busca de Deus, seja lá o que for, desalienado de qualquer religião, fruto de uma procura incessante e livre, concerteza que se há-de chegar a uma conclusão e que nos faça sentir bem connosco próprios.

O blog está excelente, e não te esqueças que a persistência faz a força, por isso continua assim.

João Vasco disse...

Desculpa a publicidade, mas depois de ler o teu artigo pensei que te pudesse (e a leitores que se identificam com o artigo) conhecer o blogue "Diário Ateísta":

www.ateismo.net/diario

João Vasco disse...

ups. Gralha. Onde escrevi "pudesse" devia estar "pudesse interessar".