sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Egocêntricos...

Ontem estive a conversar com uma amiga e por acaso veio à baila no meio da conversa a questão do egocentrismo e das pessoas egocêntricas, porquanto hoje lembrei-me de trazer esse assunto aqui às Crónicas do Pete.
É uma grande verdade que há pessoas que só se sentem bem com elas próprias e realizadas emocionalmente se forem o centro das atenções, quer seja numa banal conversa ou num acontecimento de maior envergadura. Esta é uma das vertentes, mas pensando bem se não conhecer-mos o fulano ou a fulana tanto se nos deu como se nos dá, mas se conhecer-mos aí sim já é muito chato.

Há uma outra vertente muito pior que é quando as pessoas são egocêntricas até com os próprios amigos (as). Infelizmente existem pessoas que até com os amigos são egocêntricos, e pensam
sempre que os problemas deles, por mais banais que sejam, são sempre mais importantes que os dos amigos e só querem focar as conversas e a questão da resolução dos problemas na parte que lhes interessa, a deles.

Eu pessoalmente não gosto de falar de mim; mas para memória futura, minha e de terceiros, quero que conste aqui que já houve alturas em que tinha situações para falar ou problemas para resolver mas preferi ajudar ou falar dos problemas das minhas amigas ou amigos, pois ou tomar essa atitude sentia-me bem comigo próprio e sempre parecia que o que tinha a resolver se tornava mais fácil. No fundo acho que são atitudes como esta que fazem com que as nossas amizades prevaleçam e sobrevivam ao longo dos anos.

Posso dizer que tenho sorte em contar com algumas amigas e amigos, mas também tenho a perfeita noção e consciência que a nossa amizade estará sempre acima de qualquer coisa, e acho que também mereço a sorte que tenho pois faço por manter a confiança e a amizade que eles nutrem por mim.

Um Abraço e bom fim-de-semana.

11 comentários:

Anónimo disse...

Sonhei comigo
esta noite
Vi-me ao comprido
Deitada
Tinha estrelas
nos cabelos
em meus olhos
madrugadas
Sonhei comigo
esta noite
como queria
ser sonhada
Senti o calor da mão
percorrendo uma guitarra
De longe vinha um gemido
uma voz desabalada
Havia um campo
de trigo
um sol forte
me abrasava.
E acordei
meio sonhando
procurando
me encontrar
Quando me vi
ao espelho
era teu
o meu olhar.

Boa Semana....kisssesss by pequenita

Anónimo disse...

Tem gente q acha q seu problema é sempre pior do q o dos outros, então nunca se dispões a ouvir o próximo...Um saco isso.
Beijos

Klatuu o embuçado disse...

Antes egocêntrico... do que sem centro... e com um buraco no cérebro!

Luiz Carlos Reis disse...

O egocentrismo de algumas pessoas certamente traz alguns desconfortos. Mas não é dificil conviver com elas, apenas imaginam ser o centro do Universo, trata-se de um "mecanismo de defesa" que Freud explica através da psicanálise, como uma "pulsão" do ego.
Se bem que esse tal de Freud era um "doido varrido e egocêntrico".

Abraços do Oficina.

Anónimo disse...

Não nos devemos esquecer de nós só porque achamos ser boas pessoas e temos a síndrome de "eu vou mudar o mundo"... mas também não exageremos! E que tal pensarmos o pesado que é ser o centro de Universo? Afinal, sempre são uma data de astros pa sustentar...
Texto que dá que pensar... conheço uma data de pessoas que o devia ler. Talvez todos o devessemos fazer... há sempre um bocadinho do "eu melhor que todos" em nós...
Beijos

Miguel disse...

Pete,

Como te compreendo ...!
Pessoalmente, conheço casos iguais ao que relatas!

Mesmo quando o problema é igual e de igual proporção, o deles é sempre maior ...!

O caso mais conhecido em Portugal, é a atitude de crise que nós (Portugueses) adoptamos ...!

Está sempre tudo mal, o pior possivel mesmo que as coisas estejam a correr bem ...

Somos pessimistas por natureza ...
Será egocentrismo, não sei!?

Um BOM FDS!
Bjks da Matilde

Kalinka disse...

e...
não gosto de faltar ao prometido.

Desde que regressei ao trabalho, que vi ser impossível comentar nos blogs dos amigos durante a semana, e... chego ao sábado e zás... problemas com a ligação da internet e ao servidor dos blogs. Dá para FICAR ROXA DE RAIVA.
Depois, esteve um lindo dia de sol, só que como planeei ficar em casa, não fiz planos para sair e curtir o sol...
Finalidade: poder fazer o meu post habitual dos sábados e visitar os meus Amigos e... estar em frente ao computador durante 6 horas e não conseguir abrir nenhum blog conhecido, é DOSE... tb não consegui ainda postar o meu artigo dos sábados, é DOSE...
Sinto que é um dia completamente PERDIDO... e, isso complica os meus nervos, pois não estou tão folgada assim, para desperdiçar uma tarde de sábado.

Espero que AGORA consiga introduzir o meu comentário, pois já por 2x que aqui escrevi e não entraram. Dia de azar...

Kalinka disse...

e...não gosto de faltar ao prometido.

Desde que regressei ao trabalho, que vi ser impossível comentar nos blogs dos amigos durante a semana, e... chego ao sábado e zás... problemas com a ligação da internet e ao servidor dos blogs. Dá para FICAR ROXA DE RAIVA.
Depois, esteve um lindo dia de sol, só que como planeei ficar em casa, não fiz planos para sair e curtir o sol...
Finalidade: poder fazer o meu post habitual dos sábados e visitar os meus Amigos e... estar em frente ao computador durante 6 horas e não conseguir abrir nenhum blog conhecido, é DOSE... tb não consegui ainda postar o meu artigo dos sábados, é DOSE...
Sinto que é um dia completamente PERDIDO... e, isso complica os meus nervos, pois não estou tão folgada assim, para desperdiçar uma tarde de sábado.

Espero que AGORA consiga introduzir o meu comentário, pois já por 3x que aqui escrevi e não entraram. Dia de azar...

DE-PROPOSITO disse...

Tudo bonito. Mas cada pessoa é uma pessoa. E desde que as suas atitudes não prejudiquem terceiros, há que respeitar a sua maneira comportamental. Afinal de contas tudo o que os deuses fizeram está bem feito, por isso se existem, são necessárias.
Um abraço.
Manuel

Anónimo disse...

É porque tens caráter e és generoso.Tem gente que, além de egocêntrico é o narciso em pessoa.

oasis dossonhos disse...

Olá Pete
Vou estar em Loulé, se não houver contratempos entre 9 e 11 de Novembro.
Vou de comboio e depois levam-me até Querença, para ver as Fontes e ajudar no estudo que está a ser elaborado por uma colega antropóloga. Abraço
LFM