sábado, 31 de janeiro de 2009

Obrigado.

A Câmara Municipal de Ponte da Barca teve a amabilidade de me enviar o símbolo  do Munícipio, o qual vai passar a fazer parte da minha capa de estudante do INUAF. O meu agradecimento pela cordialidade e pelo facto de tentarem preservar as ligações à terra.


sábado, 24 de janeiro de 2009

Formação Profissional - Uma Opção de Futuro


Uma das melhores apostas que um país pode fazer é na Formação Profissional e/ou nos Estágios Profissionais como eu já pude comprovar.

Eu cheguei ao fim do 9º ano e das 4 áreas que podia seguir só achava que a área de Economia se adequava a mim, sendo que optei pela mesma e segui o 10º ano numa Escola Secundária, mas não por muito tempo, visto ter calhado numa daquelas turmas em que a maior parte deles só anda lá a gastar o dinheiro aos paizinhos e a impedir que os outros possam fazer o que pretendiam, que era estudar.
Soube na altura por um amigo que haviam cursos de Formação Profissional em Braga (Centro de Formação Profissional de Mazagão), e que durante os 3 anos de curso tínhamos todas as despesas relacionadas com o Curso pagas e que o mesmo dava equivalência ao 12º ano se pretendêssemos ir para a Universidade. Então saí da escola e fiquei à espera que me chamassem para o curso; tive que esperar quase um ano; mas valeu bem a pena pois consegui acabá-lo com bons conhecimentos quer teóricos, quer práticos para poder exercer a profissão de Técnico de Contabilidade e Gestão. Quando cheguei ao mercado de trabalho ao fim de uns tempos pude comprovar que realmente estava mesmo muito bem preparado para trabalhar.
Um dos problemas que ainda existe em Portugal é as empresas e os empresários ainda não darem o devido valor quer a nível de capacidade de trabalho, quer no correspondente salário pago, mas acho que com o tempo isso chegará a bom porto.
Por o que acabei de escrever, quem tem duvidas se vai seguir para a Universidade ou não, o melhor que tem a fazer é ver o que é que gostava de fazer e optar por tirar um curso de Formação Profissional, e se mais tarde achar que deve ir para a Universidade ainda o pode fazer, se não está apta(o) a trabalhar.

Posso dizer que passados quase 9 anos após terminar o curso ainda trabalho como Técnico de Contabilidade e Gestão, profissão que na minha humilde opinião desempenho com brio, profissionalismo e com a qualidade inerente às exigências da mesma, sendo que isso só se tornou possível graças a ter frequentado o Curso de Formação Profissional de Técnico de Contabilidade e Gestão. Paralelamente frequento o 2º ano do curso de Gestão em regime pós-laboral no Instituto D. Afonso III em Loulé, com vista a poder fazer o exame de acesso à Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. Quando for fazer o referido exame a experiência adquirida durante o desempenho da minha profissão e os ensinamentos obtidos durante o curso de Formação Profissional serão bastante importantes, visto ser um exame com uma forte incidência sobre aspectos práticos do dia-a-dia da profissão. Hoje tenho a certeza que se não tivesse tido essa oportunidade teria acabado por abandonar a escola sem nenhuma qualificação académica ou profissional, visto pertencer a uma família humilde e sem posses.

Por tudo o que acabei de dizer pode-se concluir que o primeiro passo rumo à mudança é a opção pela Formação Profissional, pois o “saber fazer” é muito importante, não bastando ter conhecimentos académicos e teóricos sobre o as funções que precisámos desempenhar no nosso dia-a-dia enquanto profissionais de um determinado sector.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Ísland