quinta-feira, 31 de maio de 2007

Novo Mundo...

O Crónicas do Pete mudou e passou a estar disponivel num domínio próprio em:


http://www.cronicasdopete.info/

sábado, 26 de maio de 2007

Pela Salvação da Amazônia.

Uma das mais importantes reservas da vida animal e vegetal encontra-se em risco pois tem sido sujeita a uma irresponsável gestão. Aliado a isso está o facto de ser a nossa maior reserva de oxigénio e a maior bacia hidrográfica de água doce do mundo.

É claro que os madeireiros que procedem ao abate indiscriminado de árvores estão-se pouco marimbando para o que nós possamos andar por aí a escrever ou dizer, ou as campanhas que façamos em prol da floresta. Mas talvez lá o Presidente do Brasil, o Lula da Silva depois de um bom Manifesto seja impelido a ter que alterar o que se encontra mal nas actuais leis brasileiras, que permitem uma completa dizimação da floresta amazônica.

Ainda no outro Sábado estava a ver um programa, penso que na dois, em que estavam a abordar o problema e via-se madeireiros a vir com argumentos da treta para justificar o injustificável.

Sou daqueles que gosta de se bater por estas causas e como caí assim um bocado por acaso neste site decidi vir logo aqui postar sobre este assunto.

Aqui ao lado está o selo da campanha, por isso aconselho-os a passarem por lá e votarem na mesma.

Quem quiser pôr o selo no blogue pode colar este código:





Espero que divulguem e passem esta importante mensagem.


Um Abraço e bom fim-de-semana,


Pedro Gonçalves.

domingo, 20 de maio de 2007

Somos Campeões.

Somos Campeões...Somos Campeões...Somos Campeões...

Obrigado Mágico Futebol Clube do Porto por mais uma alegria que me dão com a conquista deste 22º Título.

Um Abraço e boa semana,

Pedro Gonçalves.

Obs.: Publicado em Simultâneo no Portista No Sul.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Miguel Induráin

O ciclismo agora anda pela ruas da amargura devido aos constantes casos de doping, mas na década de 90 era um pouco diferente. Sempre espécularam que o meu ídolo do ciclismo o Miguel se dopava, eu não acredito nessa teoria, nem numa outra que alegam que o Lance Amstrong fez o mesmo nesta década.
Acho que a força de vencer na vida e na paixão deles é que fez com que superassem as dificuldades e vencessem no ciclismo.

Ao Miguel Induráin dava-me gosto vê-lo a trepar aquelas montanhas e a lutar contra grandes nomes que havia na áltura no ciclismo como Mélchor Mauri, Richard Virenque, Laurent Jalabert, Bjarne Riis, Alex Zulle, Marco Pantani, Luc Leblanc, Fernando Escartin ou Jan Svorada.

Segue a Biografia dele pela Wikipédia.

Miguel Induráin Larraya, antigo ciclista espanhol nascido em Villava (Navarra, Espanha) em 16 de Julho de 1964. Venceu o Tour de France durante cinco anos consecutivos. Foi ainda galardoado com o prémio Príncipe de Asturias de los Deportes em 1992.

Biografia

Começou a sua carreira profissional em 1984 ao assinar com a equipa Reynolds, depois de ter passado os oito anos anteriores na equipa Villavés. No ano em que passou a profissional participou nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, tendo terminado a temporada com dez vitórias.
Em 1985 participou pela primeira vez na Volta à França (Tour de France) e liderou a Volta à Espanha durante quatro dias.
Durante alguns anos correu o Tour ajudando o seu companheiro de equipa Pedro Delgado, o qual ganhou a corrida francesa em 1988.
Em 1989 tornou-se o primeiro espanhol a ganhar a clássica Paris-Nice e ganhou pela primeira vez uma etapa do Tour.
Ganhou pela primeira vez a Volta à França em 1991 arrebatando ainda a vitória em duas etapas.
Na temporada seguinte (1992) conseguiu ganhar duas das três grandes provas por etapas (o Tour e o Giro, disputados respectivamente em França e em Itália), sendo ainda o primeiro espanhol a ganhar a corrida italiana. Em 1993 repetiu ambas as vitórias.
Em 1994 ganhou o Tour pela quarta vez consecutiva, contudo o russo Eugeni Berzin bateu-o no Giro. Em Setembro deste ano conseguiu bater o recorde da hora, destronando Chris Boardman o anterior recordista. Contudo, passado apenas um mês, o suíço Tony Rominger melhorou a marca de Induráin.
Em 1995 ganhou pela última vez a Volta à França, sendo este o seu quinto triunfo consecutivo, ganhando ainda o campeonato do mundo de contra-relógio.
Na sua última temporada conseguiu arrecadar o título olímpico de contra-relógio (nos jogos de Atlanta, 1996).
A 2 de Janeiro de 1997 anunciou publicamente que se iria retirar do ciclismo profissional.

Palmarés resumido

Vencedor da Volta à França desde 1991 até 1995 inclusive.
Vencedor da Volta à Itália nos anos de 1992 e 1993.
Vencedor da Volta à Catalunha nos anos de 1988, 1991 e 1992.
No Campeonato do Mundo de ciclismo:
Na prova de fundo: Medalha de bronze em 1991 e medalha de prata em 1993 e 1995.
Na prova de contra-relógio: Medalha de ouro em 1995.
Medalha de ouro na prova de contra-relógio dos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.

Um Abraço e boa semana,

Pedro Gonçalves.

domingo, 13 de maio de 2007

Knight Rider

"Knight Rider (A Super Máquina, no Brasil e O Justiceiro, em Portugal) foi uma série produzida por Glen A. Larson (que também fez outras séries como Galactica, Duro na Queda e Magnum) e produzida pela Universal Studios.

A série se iniciou em setembro de 1982 e se encerrou em maio de 1986, totalizando 4 temporadas e 84 episódios produzidos.

Sua primeira exibição no Brasil foi na TV Record. Em Portugal estreou na RTP. Estrelada por David Hasselhoff (como Michael Knight, um tipo de cavaleiro medieval mas nos dias atuais, que dirigia um carro com avançada tecnologia e personalidade própria, ganha a partir do desenvolvimento de uma inteligência artifical). Os episódios mostravam a luta contra o crime, com o mocinho equipado com as mais avançadas armas. "Eu queria fazer o Zorro (The Lone Ranger) com um carro" disse Larson, ou seja, um misto de ficção científica e faroeste.

A série teve imenso sucesso junto do público, muito devido ao carácter inovador de colocar um carro como personagem, dando também a conhecer ao mundo David Hasselhoff." By Wikipédia.





Esta foi uma das séries que mais marcaram a minha adolescência.


Um Abraço e bom Domingo,


Pedro Gonçalves.


Tags: ,


Powered by Qumana

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Convite para outro Meme.

Foi mais uma vez contemplado com a passagem de testemunho para a criação de um "Meme", desta vez pelo António Boronha, e como tal vou dar seguimento ao mesmo.


Um dos valores mais importantes que apreendi ao longo da minha breve existência é a honra. Bem sei que hoje em dia práticamente o conceito e a valorização dessa palavra resumem-se a boas memórias do passado, pois no presente para a maioria das pessoas ela não consta de qualquer dicionário.

" Não há nada que me deixe mais feliz do que a honra dos meus compromissos e a pressecução da minha palavra dada e tida como de boa fé por outrém."

Por: Pedro Gonçalves.


Agora passo o "Meme" ao MAC, à Kalinka, ao Avenida Central, à Mary Secrets e à Cilene.



Um Abraço e bom fim-de-semana,


Pedro Gonçalves.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Será má educação???

Como sabem eu sou Nortenho e todos os que já foram ao Norte de Portugal sabem o quanto as pessoas são acolhedoras, educadas e sem falsos moralismos. Claro que há excepções, mas isso é como em tudo na vida e como em todos os lugares.

As pessoas do Norte têm por hábito dizer palavrões quando falam. Por isso para elas é normal dizer "Put* que pariu esta vida de merd*" ou " Fod*-se caralh* que hoje tudo me corre mal". E tudo isto é dito quer por homens, mulheres e as crianças como ouvem também dizem. Isto são expressões correntes e é normal no meio das frases ouvir às vezes um ou outro palavrão.


Quando cheguei ao Algarve (e eu até que não era moço de dizer muitos palavrões) é claro que quando às vezes lá deixava sair algum palavrão as pessoas ponham-se a olhar para um gajo como se um gajo fosse algum animal em vias de extinção.

Eu continuo a achar que dizer palavões (de vez em quando) não é sinónimo de má educação, pois eu se quiser tratar mal alguém ou ofender posso-me socorrer de vocábulos que as pessoas nem
dão por ela que estão a ser ofendidas. Há pessoas que conseguem ser mal educadas e arrogantes
e no entanto não dizem um unico palavrão, mas se calhar perante certos sectores da sociedade
até são bem vistas.

Com o tempo tive que me adaptar e tentar evitar ao máximo não dizer nenhum palavrão para não ferir susceptibilidades.
Mas digo e repito prefiro mil vezes uma pessoa que até diz uns quantos palavrões, mas não é mal educada nem se acha mais importante do que os outros, a outra que até é certinha mas tenta rebaixar os outros e acha-se mais gente só porque tem a fineza das palavras.

Um Abraço e boa semana,

Pedro Gonçalves.

Ps.: Talvez alguns de vocês fiquem mais sensibilizados, mas isto é a verdade nua e crua...

domingo, 6 de maio de 2007

Dia da Mãe

Hoje é o Dia da Mãe por isso não podia deixar de assinalar este dia em homenagem à minha mãe.


Parabéns Mãe.


Um Abraço e boa semana.


Tags:


Powered by Qumana

Meme

Por passagem do testemunho do Ludovicus Rex do Momentos Breves foi convidado a postar aqui meste mui nobre espaço um "Meme". Mas perguntam vocês o que é que isso? Na wikipédia podem encontrar algo mais desenvolvido, mas na essência o que estámos a deixar aqui é algo semelhante a uma ideia, a uma imagem, a um pensamento ou algo similar que ficará por aqui na blogosfera.


Aqui segue o meu "Meme":


A natureza é a nossa essência e como tal temos o dever moral e cívico de a proteger-mos tal e qual como nos protegemos a nós próprios.



Fotos: Pedro Gonçalves.


Agora como me cabe passar o testemunho aqui vai: Oféliazinha, Aqui d`Algodres, Blog da Sabedoria, Anoitecendo, Oficina Cultural, Terra Mar e Horizontes e Blogue da Magui


Um Abraço e bom Domingo,


Pedro Gonçalves.


Tags:


Powered by Qumana

quarta-feira, 2 de maio de 2007

terça-feira, 1 de maio de 2007

Ayrton Senna.

Sempre gostei imenso de Fórmula 1 e já com os meu 13 aninhos a seguia atentamente, e foi com grande tristeza que há 13 anos soube que tinha partido o melhor piloto de todos os tempos.


A partir daí a Fórmula 1 nunca mais foi a mesma e dos pilotos que te sucederam gostei do teu colega de equipa, o Damon Hill. Tu também terias gostado de o ver a triunfar.


Para sempre Ayrton.


Tags: ,


Powered by Qumana

1º Maio.

Eu sou nortenho e na zona de onde sou natural não há o hábito e a tradição de ir para a serra ou para o campo festejar o dia e fazer piqueniques. Nós normalmente pomos mas é na entrada da porta giesta a qual associámos ao maio.

História ( Associada ao Dia do Trabalhador)

"No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.

Nos Açores à a tradição dos "Maios" que são bonecos que as pessoas fazem com panos ou mesmo com bonecos que têm em casa e colocam nas varandas ou nas janelas. No dia 1 de Maio as pessoas saem à rua e vão ver os "Maios"."

Fonte Wikipédia.

Um Abraço e bom 1º Maio e Dia do Trabalhador,

Pedro Gonçalves.

Tags: ,

Powered by Qumana