segunda-feira, 30 de abril de 2007

Ópera ou Firefox???

Nós temos por hábito, e eu não sou excepção, de nos agarrarmos às velhas ferramentas que existem para computadores e para a navegação na internet. Até hoje  só tinha usado o Internet Explorer, mas hoje na ronda pelos blogs vi no Momentos & Documentos, a sugestão de dois navegadores nos quais as potencialidades são superiores ao Internet Explorer. Estou a falar do Ópera e do Firefox; sendo que já usei hoje um deles, no caso o Ópera e devo dizer que a funcionalidade e a rapidez do mesmo é superior ao Explorer. Agora vou testar o Firefox, para ver as suas potencialidades.


Quanto ao Internet Explorer acho que vai passar à história.


Tags: , ,


Powered by Qumana

domingo, 29 de abril de 2007

Jornalismo.

Aqui em Portugal existe uma enorme tendência dos nossos jornalistas e dos orgãos de comunicação social; principalmente os de audiovisual; a que eles estão vinculados, de pegarem em determinado assunto e abordá-lo até nos deixar furiosos de estar sempre a ouvir a mesma porcaria e sem nada de novo. Eu penso que na maior parte das vezes o problema vem das direcções dos meios de comunicação social que "obrigam" os seus colaboradores a bater sempre na mesma tecla.


Depois chegam a uma altura e mesmo que determinado assunto não tenha tido uma resolução definitiva, pura e simplesmente passam a ignorar esse assunto. Eu a mim esse tipo de jornalismo já me irrita.


Um Abraço e Bom Domingo.


Tags: , ,


Powered by Qumana

sábado, 28 de abril de 2007

O Nosso Poder de Compra Aumentou!!!

O poder de compra dos portugueses aumentou sete por cento, desde a entrada do euro nos mercados financeiros, em 1999, e até final de Fevereiro último, permitindo às pessoas comprar produtos a um preço mais baixo nos países com quem Portugal mantém maiores trocas comerciais.
De acordo com o indicador harmonizado de competitividade elaborado pelo Banco Central Europeu (BCE), descontada a inflação de Portugal, e que mede as variações de preços de um país face aos preços nos países com que Portugal tem mais transacções comerciais, o valor aumentou de 100,70 no final de 1998 para 107,7 no final de Fevereiro de 2007. Este índice é uma medida semelhante à taxa de câmbio real efectiva, ou seja, representa o valor de uma moeda em relação a um cabaz de moedas corrigido pelo efeito de movimento de preços na economia, dando por isso um sinal da competitividade de um país face a terceiros. Com a apreciação da moeda e se a inflação não anular esse efeito, um país pode comprar mais bens gastando o mesmo dinheiro, pelo que o seu poder de compra sobe e foi isso que aconteceu em Portugal nesses cerca de oito anos.
Se se olhar para o período de tempo entre 2002, altura em que passou a haver o euro enquanto moeda física, e agora, então o aumento do poder de compra foi de quase 9 por cento. Só em 2000 e 2005 é que este indicador apresentou quedas, a que corresponde uma perda de competitividade. Todos os outros anos foram de aumentos de poder de compra.

Segundo o artigo anterior do 1º de Janeiro o nosso poder de compra aumentou. Só que anlisando bem verificámos que esse aumento se verificou em relação aos outros países com quem temos relações comerciais e não internamente. Pois se fôr só analisada a relação interna com toda a certeza que o nosso poder de compra diminui.

Um Abraço e bom fim-de-semana.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Mais Um...

Carmona Rodrigues diz que quer levar o mandato, na Câmara Municipal de Lisboa, até ao fim, aconteça o que acontecer. A garantia foi dada na reunião pública de Câmara, quando os vereadores da oposição questionaram o presidente sobre o que fará, se vier a ser constituído arguido no processo Bragaparques.
Os vereadores do Bloco de Esquerda, PCP e PS, querem saber se Carmona Rodrigues é ou não arguido no processo Bragaparques. O autarca não confirma nem desmente, apenas diz que quer manter-se como presidente da Câmara até ao fim.
Carmona Rodrigues diz que está de consciência tranquila, relativamente ao caso Bragaparques. De acordo com o autarca, tudo vai ser esclarecido em sede própria. O presidente não adiantou se Fontão de Carvalho vai voltar à câmara, no fim da suspensão do mandato.


O Caso Bragaparques versus Câmara Municipal de Lisboa parece ganhar novos contornos com a mais que provável inclusão do actual Presidente da Câmara no rol de arguidos.

Já não chegavam as suspeitas que recaiam sobre outros membros da mesma autarquia, quando agora parece que vai chegar a cereja para o topo do bolo.

Lindo, muito lindo realmente...

Um Abraço e bom fim-de-semana.

Foi premiado pelo Aqui d`Algodres com o "thinking blogger award" e como "castigo" tenho que nomear os 5 blogues que mais me fazem pensar.
A Minha Matilde & Cª do Miguel, pois por lá sempre encontro variedade de informação e histórias interessantes.
O Aqui d`Algodres do Albino Cardoso pela divulgação de uma região e do seu património histórico.
O ALL GARB DESUNITED do Melga Mike & Companhia pelas histórias da bola.
O Águas do Sul do Luis Maçarico pela divulgação da cultura e da sua Poesia.
O Boas Intenções da Rita Dantas por ter sido o blog que um dia me levou a entrar nos meandros da blogosfera.
Os que ainda não nomearam ninguém tem que nomear 5 blogues que os fazem pensar.
Um Abraço e bom resto de semana.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

25 de Abril de 1974

O meu blog e todos os outros só existem porque em 25 de Abril de 1974 foi-nos restaurada a liberdade.
Por isso achei que devia dar destaque a este dia. Quanto ao resto referente ao 25 de Abril é o que quase todos os outros blogs falarão hoje.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Hoje é o Dia Internacional do Livro.

Tendo em conta o meu interesse pela literatura não podia deixar de assainalar este importante dia do Mundo Literário.

"O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha.
A data começou a ser celebrada em
7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em
6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de
1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Internacional do Livro e dos direitos dos autores, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterrra, naquele tempo, ainda se utilizava o
calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias para o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes."

Retirado de Wikipédia.

Um Abraço e Boa Semana,

Pedro Gonçalves.

domingo, 22 de abril de 2007

Parabéns A.R.



Estarei sempre contigo, por tudo aquilo que és hoje e por aquilo que sei que sempre serás no futuro.

Cabo São Vicente






Fotos da minha autoria (Pedro Gonçalves).
Um Abraço e desejos de uma boa semana,
Pedro Gonçalves.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Sócrates.

Já que o nosso primeiro ministro tem andado tão em voga vou pôr aqui algumas frases famosas do seu homónimo Sócrates.

"Uma vida não-suscetível de exame não vale a pena ser vivida."

"Creio que tenho prova suficiente de que falo a verdade: a pobreza".

"Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade."

"É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo."

"Conheço apenas a minha ignorância."

"A administração é uma questão de habilidades, e não depende da técnica ou experiência. Mas é preciso antes de tudo saber o que se quer."

Citações Via: Wikiquote.


Um Abraço e bom resto de semana,

Pedro Gonçalves.

Ps.: Na UNI por acaso têm a licenciatura em Gestão??? É que eu a mim dava-me jeito uma...

domingo, 15 de abril de 2007

Twin Peaks

Em 1990 tinha eu dez anos quando a RTP exibiu esta série, sendo que a mesma acabou por ficar-me na memória tal era a intensidade da história e a qualidade que o seu autor David Lynch lhe imprimiu. Ainda hoje passados quase 17 anos me consigo lembrar desta pérola.

"Twin Peaks é uma série cult da televisão norte-americana criada por David Lynch e Mark Frost e produzida por Aaron Spelling.

Situada na fictícia cidade de Twin Peaks, Washington, a série foi exibida originalmente pela emissora ABC de 8 de Abril de 1990 a 10 de Junho de 1991, com um total de 30 episódios e duas temporadas.

Premissa

A trama central da série girava em torna de uma investigação do FBI, liderada pelo agente Dale Cooper, para descobrir a verdade sobre o brutal e chocante assassinato da adolescente Laura Palmer.

Elenco

Kyle MacLachlan .... Dale Cooper, agente do FBI
Michael Ontkean .... Sheriff Harry S. Truman
Mädchen Amick .... Shelly Johnson
Dana Ashbrook .... Bobby Briggs
Piper Laurie .... Catherine Packard Martell
Richard Beymer .... Benjamin Horne
Lara Flynn Boyle .... Donna Hayward
Ray Wise .... Leland Palmer
Sherilyn Fenn .... Audrey Horne
Warren Frost .... Dr. Will Hayward
Peggy Lipton .... Norma Jennings
James Marshall .... James Hurley
Everett McGill .... Big Ed Hurley
Jack Nance .... Pete Martell
Kimmy Robertson .... Lucy Moran
Joan Chen .... Jocelyn 'Josie' Packard
Harry Goaz .... Deputy Andy Brennan (28 episodes)
Michael Horse .... Deputy Tommy 'Hawk' Hill (28 episodes)
Wendy Robie .... Nadine Hurley (24 episodes)
Sheryl Lee .... Laura Palmer/Madeleine Ferguson (18 episodes)
Russ Tamblyn .... Dr. Lawrence Jacoby (16 episodes) "

Fonte Wikipédia

Um Abarço e boa semana.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Curiosidades...

Há algo que me deixa realmente intrigado que é a obsessão que o povo português tem em “ver” acidentes.
Eu ouço a Rádio Comercial e normalmente à hora que está a dar a rubrica do trânsito é usual ouvi-la. E o mais engraçado foi quando uns dias atrás a (o) repórter disse que havia uma grande fila num sentido de trânsito devido a um acidente, mas que no sentido oposto começava a formar-se também fila devido à curiosidade em ver o acidente.
Eu acho que o português é mas é mórbido, e na maior parte das vezes se fosse para prestar socorro aos acidentados até aposto que a maior parte deles não paravam.

No caso de ser um amigo, um familiar ou algum acidentado ainda sem socorro acho bem que parem para ajudar ou para se inteirarem do estado dos acidentados, agora nos restantes casos ao pararem só estão a criar condições para ocorrência de novos acidentes e de mais possíveis vítimas.

Um abraço e boa semana,

Pedro Gonçalves.

Obs.: Se há coisinha que me irrita esta é uma delas, as pessoas armarem confusão no trânsito só para verem um acidente. E não é só a mim, basta perguntarem às autoridades o que acham desses curiosos.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Violência nos Estádios de Futebol.

Este fim-de-semana que passou lá nos foi possível voltar a testemunhar o que de pior se pode ver nos estádios de futebol, a violência.
No Estádio da Luz, no jogo entre Benfica e Porto, quer os adeptos de um quer a claque dos outros portaram-se à altura das “exigências” assinando mais um capítulo nas cenas de violência nos nossos estádios.

Recentemente os Campeonatos Italianos foram suspensos na sequência da morte de um polícia após o jogo entre o Catania e o Palermo. Para além da morte do polícia, ficaram ainda feridos cerca de uma centena de adeptos

Em Portugal nos nossos estádios passa-se o mesmo, só que até agora felizmente na maior parte das vezes sem consequências danosas. Mas infelizmente já aconteceu uma morte numa final da Taça de Portugal. Ainda me recordo daquele pobre rapaz que foi ver a final da Taça ao Jamor e não mais voltou a sorrir ou a poder contemplar um jogo de Futebol. Ele foi ver a equipa dele e apoiá-la, nunca pensando que estava num campo de batalha.

Eu sou portista e digo que a claque com maior peso no nosso clube na maior parte das vezes envergonha a instituição de que sou adepto. Mas se fossem só os Super Dragões tudo bem, mas o problema é que não são só eles, pois quase todas as outras claques de apoio aos clubes da nossa Liga têm já historial de violência cometida nos estádios. Estas mesmas claques têm uma grande cobertura pela parte dos clubes e das autoridades e se não houver pressões para isso mudar daqui a pouco podemos estar a braços com uma situação como a que aconteceu em Itália.
Como é óbvio há imensa gente de bem dentro das claques e essas merecem o meu respeito, se bem que por uma questão de bom senso e dignidade sou da opinião que para se preservarem não faziam nada de mais sensato do que abandonar as mesmas.


Um Abraço e boa Páscoa,

Pedro Gonçalves.

terça-feira, 3 de abril de 2007

A Aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile

Neste livro Gabriel García Márquez narra a história vivida pelo realizador chileno Miguel Littín, que proibido de entrar no seu pais pelo regime que governava à áltura, aí filmou clandestinamente durante seis semana.

Com o apoio da Resistência Chilena consegue infiltrar-se no Chile, contando também com a preciosa colaboração de membros da Resistência a viver no estrangeiro e apoiantes infiltrados em equipas de filmagem europeias, conseguindo assim filmar os podres e as vicissitudes que se escondiam por detrás do regime, de molde a poder mostrar ao mundo o que escondia o ditador Augusto Pinochet e o seu regime.
Os elementos das equipas de filmagem francesa, italiana e holandesa não se encontravam a par do que realmente estavam a fazer, pensando sempre que estavam a fazer outro tipo de reportagem; pois de todos os membros das equipas de filmagem só os que estavam no topo da hierarquia é que sabiam o fundamento das reportagens.

Através deste relato de Miguel Littín, escrito pelas mãos de García Márquez, temos uma grande percepção das atrocidades que o regime de Augusto Pinochet cometeu para com o seu povo.

Um Abraço e boa semana,

Pedro Gonçalves.